5 cursos para quem quer abrir a própria empresa

Segundo a Descola.org, conhecimentos sobre gestão horizontal, cultura corporativa e growth hacking são fundamentais para o sucesso de novas empresas

Redação 20/09/2018
Redação 20/09/2018

Empreender é uma palavra cada vez mais comum no Brasil, principalmente entre os jovens. Segundo a pesquisa GEM 2017, do Sebrae/IBQP, a participação de pessoas entre 18 e 34 anos no total de empreendedores em fase inicial cresceu de 50% para 57% no último ano. Esse número representa cerca de 15,7 milhões de jovens atrás de informações para abrir um negócio ou com uma empresa em atividade no período de até 3 anos e meio.

Para auxiliar no momento de abertura de empresa e também no desenvolvimento das habilidades necessárias para aumentar o potencial de crescimento e gestão da empresa, a Descola.org, escola de cursos online em inovação e empreendedorismo, separou cinco cursos e habilidades importantes para este momento. Confira:

1- Gestão Horizontal: Uma forma transparente de gerir times: Todo o empreendedor precisa saber sobre gestão. E há um modelo novo, que permite muito mais autonomia e liberdade para seus times, tornando-os mais engajados e produtivos. A esse modelo damos o nome de Gestão Horizontal, e é fundamental que o empreendedor conheça para começar a implementar em sua empresa.

2- Growth Hacking: Estratégias de crescimento exponencial: Growth Hacking é um termo que designa “técnicas de crescimento”. Em resumo, é um nome novo para uma preocupação muito antiga: como eu faço para que minha empresa cresça exponencialmente? Um empreendedor precisa saber sobre Growth Hacking para criar uma maneira estruturada de gerar crescimento para sua empresa a partir de uma série de ações em diferentes canais, testando, aprimorando e gerando novos fluxos de crescimento.

3- Procurando Investimento: Formas de levantar dinheiro para seu negócio: Todo o empreendedor vai precisar de dinheiro para seu negócio. Pode ser o primeiro capital que ele vai investir do próprio bolso, um investimento Anjo, o dinheiro de uma aceleradora ou até mesmo investimentos altos para aumentar sua produção e escala. Para entender todos os diferentes momentos e principalmente as opções de captação, é fundamental que o empreendedor saiba quais são os modelos e principalmente as formas de captação desse dinheiro.

4- Cultura Corporativa: Como criar uma cultura de sucesso na sua empresa: Das maiores às pequenas empresas, todas precisam criar uma cultura para que seu ambiente de trabalho tenha uma identidade. Ambientes mais leves, espaços abertos, momentos de relaxamento e autoconhecimento. Estes são alguns artefatos, valores e crenças que as empresas podem oferecer a seus colaboradores. Por isso é importante que o empreendedor entenda sobre cultura corporativa, como criar e mantê-la no seu negócio.

5- Business Model Canvas: Como dominar essa ferramenta: O Canvas é uma nova ferramenta estratégica para auxiliar empreendedores e gestores na modelagem de seus negócios. Totalmente visual e dinâmica, ela é atualmente utilizada tanto por startups quanto por grandes empresas para desenhar, redefinir e inovar na criação de novos negócios. É o primeiro passo para o planejamento e construção de um novo negócio.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.