5 dicas para administrar seus negócios com mais eficiência

Redação 06/11/2018
Redação 06/11/2018

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. No Brasil, então, conhecido pelo emaranhado de encargos e tributos, fica ainda mais difícil. Diariamente, empresários precisam desviar o foco dos seus negócios para cuidar de questões administrativas. Como resultado, muitas empresas acabam tendo uma vida curta – isto quando não fecham as portas antes de completar um ano.

A Sage, líder global em softwares de gestão, acompanha o cenário das PMEs no Brasil e propõe alguns caminhos que podem auxiliar os empreendedores brasileiros na gestão de seus negócios.

“Não existe uma fórmula exata para gerir bem uma empresa. Porém, existem estratégias e recursos que auxiliam as empresas a seguirem uma rotina organizada, facilitando a tomada de decisões estratégicas, afirma Alexandre Wyllie, diretor do segmento PME da Sage Brasil.

O executivo selecionou algumas dicas valiosas para auxiliar o pequeno e médio empresário a gerir os seus negócios de maneira mais eficiente:

1. Seja organizado

Organização deve ser parte da rotina do administrador, mesmo nos dias corridos. Se você não mantém a organização, pode acabar se esquecendo de realizar pedidos importantes, perder anotações ou até não se lembrar de compromissos com fornecedores ou clientes. Para garantir um dia produtivo, tenha isso como uma regra sem exceções.

2. Invista na digitalização da empresa

Os dados da sua empresa ainda estão registrados em papel? Então, livre-se disso imediatamente. Uma boa saída é a digitalização dos dados da sua empresa. Este processo facilita tarefas como controle de vendas, pedidos e a busca de informações.

3. Use um bom sistema de gestão financeira

O primeiro passo para melhorar as finanças dos seus negócios é organizá-las. Para isso, utilizar um sistema de gestão financeira, como emissão de notas, controle de estoque e vendas, entre outros, traz controle e geração de informações importantes para o negócio. Procure o auxílio de empresas de soluções tecnológicas que possam lhe ajudar nessa tarefa.

4. Seja realista

Na hora de fazer o planejamento financeiro da sua empresa, é importante manter uma postura realista. Por exemplo, quando for calcular um fundo de reserva para os próximos meses, o ideal é reservar um valor um pouco maior do que o necessário. Assim, são menores as chances de que sua empresa contraia dívidas caso ocorram atrasos no pagamento ou se houver algum gasto não planejado.

5. Motive e treine sua equipe

O segredo para entregar um bom produto ou serviço ao seu cliente é contar com uma equipe motivada e treinada. Sendo assim, invista em treinamentos que ajudem no aprimoramento profissional da sua equipe, possibilitando um ganho comum aos colaboradores e empresa.

Sobre a Sage

A Sage (FTSE: SGE) é a líder global em tecnologia para ajudar empresas de todos os tamanhos na gestão de tudo o que precisam: de dinheiro a pessoas – sejam elas start-ups, scale-ups ou de grande porte. Nós fazemos isso com o Sage Business Cloud – a primeira e única solução de gestão que contempla as áreas de Contabilidade, Gestão Financeira, Gestão de Empresas, Recursos Humanos, Folha de Pagamentos e Pagamentos. Nossa missão é liberar os empreendedores do peso das tarefas administrativas para que eles possam passar mais tempo fazendo o que amam. É o que fazemos todos os dias para três milhões de clientes em 23 países, por meio de nossos 13 mil colegas e de uma rede de contadores e parceiros. Nosso compromisso é fazer negócios de forma responsável e retribuir para as comunidades onde atuamos por meio da Sage Foundation.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.