5 dicas para corrigir práticas financeiras de sua empresa

soluções financeiras empreendedor

Conheça soluções alternativas como oferta de crédito, cartões corporativos e outras vantagens ligadas a plataformas de pagamentos

É comum associar produtos financeiros a processos burocráticos e operações repetitivas que estiveram presentes historicamente. No entanto, hoje existem soluções alternativas que permitem que empresas usufruam de vantagens, principalmente associadas à oferta de crédito, como cartões corporativos e outras vantagens ligadas a plataformas de pagamentos.

A especialista no setor, Sonia Michaca, Gerente Regional da fintech Tribal para a América Latina, compartilha a seguir cinco dicas para planejamento e operações financeiras de negócio mais eficientes.

1) Flexibilize o fluxo de caixa 

Quantas vezes você teve que recorrer a financiamentos caros para manter suas operações? Quando isso acontece, é possível que a única forma de manter um bom funcionamento seja recorrer a alternativas razoavelmente aceitas: dívida com juros altos ou factoring severamente descontado. Embora essas opções sejam familiares, é importante conhecer e compreender as novas possibilidades que a inovação no setor financeiro oferece.

A utilização do crédito rotativo sem juros, como o que é oferecido pela Tribal, é uma forma eficiente e acessível de financiar seu estoque, capital de giro e pagar despesas fixas para que você não dependa de seus clientes ou de terceiros para poder manter uma operação contínua.

2) Entenda as necessidades do fornecedor

Às vezes, a inflexibilidade vem do fornecedor. Ao ter que nos adaptar aos prazos ou métodos de pagamento por ele determinados, somos obrigados a recorrer a ineficiências no processo de compra. Provavelmente, ineficiências que custam tempo ou dinheiro – embora geralmente ambos.

Frequentemente, isso resulta em comissões desnecessárias, métodos de pagamento burocráticos e desatualizados e muitas horas demandadas em tempo administrativo, sem falar em pouca flexibilidade nos prazos de pagamento que não se adequam ao seu processo de negócio.

Sonia explica que entender como reduzir essas ineficiências, sem necessariamente obrigar o provedor a mudar seus métodos, permite à empresa partir de um ponto mais benéfico e, desta forma, conseguir prazos de pagamento dentro dos termos e da capacidade possíveis, sem afetar a negociação ou o relacionamento com um bom fornecedor.

3) Separe as finanças do seu negócio de suas finanças pessoais

É comum recorrer ao uso de cartões de crédito e débito pessoais, além de recursos próprios para investir em ativos da empresa, ainda mais no início da operação. No entanto, não separar seus números pessoais dos da empresa pode gerar inconvenientes financeiros e contábeis, além de fiscais e jurídicos.

Com um cartão de crédito corporativo livre de burocracias, como no caso da Tribal, é possível separar as finanças e, ainda, usufruir de vantagens e benefícios que um produto desenvolvido especificamente para PMEs pode oferecer.

4) Afaste-se da burocracia

Solicitar um cartão de crédito corporativo pode parecer um trabalho demorado quando se conhece os processos tradicionais. Mesmo assim, ter um cartão de crédito corporativo é essencial e, com os processos digitais, pode ser mais simples do que imagina.

“A Tribal é um produto desenvolvido para empresas de alto potencial, cujas necessidades e prioridades nós compreendemos. Buscamos tornar nossos processos simples, rápidos e amigáveis, para que, acima de tudo, o produto final ajude a melhorar processos e não seja um fardo adicional para as empresas”, explica a executiva.

5) Otimize o tempo de sua equipe 

Apesar da equipe financeira ser o braço direito de CEOs, não é eficiente quando ela tem que passar a maior parte do tempo em busca de contas e conciliando despesas com outros membros do time. Para ser estratégica, seus esforços devem ser direcionados para tomar decisões com base em análises financeiras para determinar se um projeto ou decisão faz sentido para a visão da empresa. Não importa se o objetivo é crescer, se estabilizar pela primeira vez ou otimizar as margens para maximizar a lucratividade.

“Com a Tribal, você pode classificar automaticamente cada despesa, o que torna o pagamento de contas, a conciliação bancária e o fechamento contábil mais ágeis. Dessa forma, sua equipe financeira poderá analisar as transações realizadas e ajustar o orçamento em tempo real. Dar à sua equipe as ferramentas certas para que não precisem se preocupar com o como, mas com o quê, é o melhor investimento que você fará”, conclui.

Soluções de crédito

A Tribal oferece soluções de crédito e pagamento para startups e pequenas e médias empresas ao redor do mundo. Com sede no Vale do Silício, tem como foco mercados emergentes na América Latina, África e Oriente Médio e atualmente possui operações em países como Brasil, México, Colômbia, Chile e Peru.

Em 2022, a Tribal anunciou sua chegada ao Brasil depois da captação de US$60 milhões, liderada pela SoftBank Latin America Fund com a participação da Coinbase Ventures, BECO Capital, QED Investors e Rising Tide. Além da rodada de investimentos na série B, outras ações foram aproveitadas para adicionar criptomoedas de alto valor e investidores estratégicos, entre eles: Circle Ventures, AGE Fund, Third Prime, Canas Capital e Acuity Ventures.

Com três anos desde sua fundação, hoje a startup conta com mais de 300 funcionários ao redor do mundo e possui clientes como Playmatch, Awari, Ben & Frank, Grupo Anderson e Mora Mora.

Facebook
Twitter
LinkedIn