5 dicas para cuidar da cultura orçamentária em tempos de crise

A escalada da economia brasileira alcançada nos primeiros meses de 2020 foi interrompida, de maneira abrupta, pela chegada do coronavírus ao país. As previsões de crescimento do PIB já foram revistas diversas vezes e os mais pessimistas preveem até retração.  

O momento atual é de muita insegurança e incerteza de como será o futuro a curto, médio e longo prazos. O que se sabe é que ele não será como se tinha planejado. 

Há segmentos, como os supermercados, que venderão muito mais do que o esperado. Essas e outras organizações terão que repensar como será o processo ao longo do ano, até porque parte desse aumento de vendas é uma antecipação.

Já as lanchonetes e restaurantes estão vendendo muito menos, já que as pessoas estão comendo em casa. Então, de qualquer forma, haverá mudanças em todos os segmentos.

Pensando neste momento de mudança de cenário tão abrupta que João Roncati, sócio-diretor da People+Strategy – consultoria de estratégia, planejamento e desenvolvimento humano – apresenta 5 dicas de como enfrentar este novo cenário a partir de uma cultura orçamentária.

“O tema é importante e, infelizmente, não muito bem desenvolvido em muitas empresas”, explica o especialista.

Conheça, abaixo as dicas.

Dica 1: Redesenhar o cenário

Não há uma certeza de como será o futuro, mas é fundamental levantar as variáveis principais que atingem os resultados. O importante é repensar uma combinação simples onde seja possível se preparar para o que possa vir.

Dica 2: Fazer uma lista dos projetos em curso

Será que os projetos ainda têm o mesmo grau de prioridade que tinham no início do ano? É necessário repensá-los e repriorizá-los. Mas como fazer isso?

Dica 3: Priorizar

O mais importante é criar critérios claros e simples de priorização. E é fundamental levar em consideração as características de cada negócio para criar esses critérios.  Seguramente isso vai criar impactos em resultados a curto e médio prazos e em melhor atendimento dos clientes.

Dica 4: Implementar

O próximo passo é criar critérios que possam ajudar a ampliar a capacidade de implementação. A eficiência operacional precisa ser um foco e o trabalho a distância traz novos desafios para mantê-la.

A maior parte das pessoas está acostumada à supervisão direta, em que é necessário olhar e redirecionar tarefas todos os dias. E hoje a realidade mudou. Então, buscar eficiência operacional é fundamental e também deve orientar essa priorização.

Dica 5: Projetar

Por fim, é recomendado refazer essa projeção de resultados com foco no caixa de cada empresa. Ter liquidez em momentos de crise e mudanças profundas é o que vai proteger a empresa dos solavancos do mercado, na relação com clientes e fornecedores a médio e longo prazos.

Dica extra: Organizar

Não se pode esperar que um dia aconteça após o outro para descobrir como as coisas ficarão. Assim se terá o cenário ideal para ser vítima do próprio destino e não protagonista do que foi construído como ideia de sucesso. 

Estar organizado e se planejar fará com que se esteja muito mais preparado, ainda que não se tenha uma resposta infalível para o que vier pela frente. É uma regra necessária em qualquer momento e, muito mais, agora.

Essas dicas valem também para pessoas físicas. Mais conectadas, com certeza se está recebendo muito ofertas a cada minuto. Todas são imperdíveis, mas será que são fundamentais agora? A incerteza do cenário a terapia das compras deve ser a última saída para se sentir satisfeito. Evite comprar aquilo que não é essencial.

Sobre a People+Strategy

A People+Strategy Consultoria Empresarial, ou P+S, é uma empresa brasileira de consultoria que integra a abordagem de Estratégia e Planejamento, com a implementação da Gestão por Competências e o Desenvolvimento Humano. Atua fortemente com business efficiency, mudança organizacional e cultura empresarial.

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