5 dicas para empreender com sucesso

Com a crescente alta nos índices de desemprego, muitos brasileiros estão optando deixar de ser funcionário para empreender. Dados divulgados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), referentes ao ano de 2014, estimam a existência de 46 milhões de empreendedores no Brasil, destes, 23 milhões estão em estágio inicial.

Entre as principais vantagens que levam cada vez mais brasileiros a empreender estão as possibilidades de realização pessoal e independência financeira. Mas nem todas as novas empresas que se lançam no mercado conseguirão, de fato, atingir estes objetivos. De acordo com o Sebrae, mais de 20% dos negócios fecham antes do segundo ano de vida.

André Galassi, especialista em gestão da plataforma de negócios Contaty, explica que para empreender é preciso muito mais que ferramentas gerenciais e conhecimentos técnicos, é preciso ter alma de empreendedor. “O sucesso de um empreendedor não é medido apenas pelo resultado financeiro do seu negócio. O verdadeiro fator de sucesso é ver seu sonho deixar de ser uma simples ideia e se transformar em algo palpável, que realmente realiza aquilo que se propõe, de forma orgânica e eficaz”, afirma.

Com mais de vinte anos de vivência em empreendedorismo e experiências bem sucedidas de negociação em grandes empreendimentos no Brasil e no exterior, André apresenta cinco orientações fundamentais para empreender com sucesso.

1) Acredite

A primeira crença que o empreendedor precisa ter é de que seu negócio vai dar certo. Os números podem te ajudar a fundamentar uma ideia, mas acima de tudo você precisa, de fato, acreditar. A principal característica de quem idealiza um empreendimento e faz acontecer é acreditar mais que os outros e não permitir que ninguém o faça desacreditar. É acreditar no que o resto do mundo não acredita e empreender sabendo que, por mais que seu negócio seja parecido com muitos outros que já existem, esta é a sua ideia e, por isso mesmo, é única.

2) Apaixone-se por sua ideia

Ter estratégias é fundamental para se implementar um negócio, mas antes da estratégia precisa vir a paixão. Se você começa um negócio apenas pensando em ganhar dinheiro, existe uma grande chance de se perder no meio do caminho. Um empreendimento de sucesso precisa nascer tanto da sua cabeça quanto do seu coração.

3) Dividir para somar

O empreendedor precisa reconhecer os conhecimentos que ele não tem e que são necessários para o seu negócio. Quem tenta fazer tudo sozinho corre um grande risco de não obter os melhores resultados. Um empreendimento de sucesso precisa reunir pessoas competentes em diferentes áreas de atuação, que dividam tarefas, mas tenham valores iguais.

4) Avalie os riscos

O mundo é muito maior e mais rico do que nós, egoisticamente, costumamos enxergar. Olhe o mundo sempre como uma ameaça e como uma oportunidade. Da mesma forma que ele te dá milhares de possibilidades, também existem muitos outros fatores que podem te levar a cair. Assim como é importante acreditar, também preciso avaliar os riscos, para que eles não se tornem surpresas desagradáveis.

5) Vá além do óbvio

O empreendedor precisa estar sempre um passo à frente do que acontece aqui e agora. Para empreender é preciso olhar além do que se passa na nossa área de atuação. É preciso enxergar o mundo em que vivemos e, principalmente, para onde ele está caminhando. Empresas que esperam as tendências serem realidade para remodelar seus modelos de negócios correm um sério risco de serem engolidas pelas transformações. O verdadeiro empreendedor precisa estar atendo para onde e como o mundo está se movimentando e avaliar como isso pode impactar seu negócio a curto, médio e longo prazo. Como disse Confúcio: “Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.”

Facebook
Twitter
LinkedIn