5 dicas para novos empreendedores terem um controle financeiro em 2022

Controle financeiro

Neobank Cora lista aspectos e disponibiliza ferramentas para ajudar a jornada das pequenas empresas

Empreendedores que estão planejando colocar o seu negócio em prática a partir do ano que vem, precisam estar atentas ao planejamento financeiro. Começar uma empresa do zero não é tarefa fácil, mas mantê-la funcionando por muitos anos é também um fator bastante relevante e requer muito planejamento estratégico. Por isso, o controle financeiro é a ferramenta para que pequenas e médias empresas se mantenham de pé.

Esse controle é o resultado de uma gestão financeira detalhada das finanças da empresa, como a análise do fluxo de caixa, saldos, patrimônios, investimentos e entradas e saídas. Tão importante são esses elementos que, eles podem evitar atrasos no pagamento, taxas abusivas e até o endividamento do negócio.

Portanto, para apoiar a jornada do pequeno empreendedor, o neobank Cora lista 5 dicas para fazer um controle financeiro e disponibiliza ferramentas gratuitas para ajudar a otimizar a gestão financeira das PMEs, veja a seguir:
1. Registre todas as entradas e saídas

Para garantir que o empreendedor tenha todas as informações financeiras da sua empresa, o primeiro passo é registrar todo dinheiro que entra e sai, detalhadamente. Separe um horário, diária ou semanalmente, para fazer estes apontamentos, controlando os valores e prazos de pagamento e recebimento. Assim é possível manter o fluxo de caixa saudável e não precisar recorrer a linhas de crédito para manter o negócio funcionando. É possível realizar esse controle de forma automatizada também, com a ajuda de softwares de gestão ou até mesmo o extrato da conta PJ.
2. Faça projeções e defina o orçamento de cada área

Com os objetivos em mãos, é importante definir um orçamento anual para a empresa, que deve se desmembrar em previsões semestrais e mensais, levando em consideração todas as áreas da sua empresa. É importante fazer projeções de custos e previsões de faturamento e ao longo do tempo, acompanhar e ajustar estes orçamentos para a realidade.

Isso vai dar segurança na hora de tomar decisões e vai permitir que o empreendedor saiba exatamente o que melhorar na gestão financeira de sua empresa, como onde é possível otimizar os custos e onde vale a pena investir mais, por exemplo.
3. Tenha um fundo de reserva para emergências

Assim que possível, o empreendedor deve começar a separar um valor mensal para um fundo de reserva financeiro. Este dinheiro vai fazer toda diferença quando surgirem os imprevistos, de manutenção de equipamento ou contratação de serviços que não foram planejados. Com este planejamento prévio, não é necessário se preocupar com o impacto deste custo no caixa, caso aconteça alguma coisa.

4. Prepare-se para possíveis crises

Investir tempo em gestão de riscos pode salvar a empresa caso aconteça alguma coisa. Exemplo disso, foi a recente pandemia de COVID-19 que desencadeou uma das maiores crises de saúde e econômica dos últimos tempos. Crie cenários diferentes e faça previsões de como seu negócio conseguiria lidar financeiramente com estes cenários para estar sempre preparado para crises, seja ela, de liquidez, de mercado, operacional ou de crédito.

5. Tenha uma planilha atualizada

Uma forma simples de manter esta gestão de forma eficiente é através de planilhas. Por isso, a Cora preparou 2 planilhas que vão ajudar neste trabalho e vão facilitar a gestão empresarial:

 

Com estas duas ferramentas em mãos é possível fazer um bom controle financeiro da empresa, garantindo a sustentabilidade dela a curto, médio e longo prazo. Além disso, a Cora também disponibiliza gratuitamente um kit completo, que inclui um ebook para ajudar o pequeno empresário.

Sobre a Cora – A fintech tem autorização do Banco Central e se tornou instituição financeira no ano passado (banco 403), oferecendo um leque de soluções, que vão desde a conta digital, cartão de débito

Facebook
Twitter
LinkedIn