5 dicas para trabalhar com os filhos em casa

Redação 03/04/2020
Redação 03/04/2020

Com o isolamento social devido ao novo Coronavírus, muitas pessoas estão tendo que se adaptar a uma nova rotina de trabalho. Dentre os desafios, se dividir entre as tarefas do trabalho e os filhos querendo atenção é um dos principais. Por isso, a Workana, maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, fundada em 2012 e com ampla experiência em trabalho remoto, traz algumas dicas para trabalhar com as crianças em casa de maneira mais eficiente.

De acordo com Daniel Schwebel, gerente nacional da Workana no Brasil, mudanças abruptas de rotina podem gerar um grande stress em quem precisa cumprir prazos, mas tem filhos que também estão em casa cumprindo o distanciamento social. “Trabalhar de casa pode ser muito produtivo, mas requer adaptação e organização, ainda mais com crianças por perto. É preciso estabelecer prioridades, limites e realizar um planejamento flexível”, aponta o especialista.

1. Explique a situação

Se houver crianças em sua casa com mais de cinco anos de idade, explique por que todos estão em casa agora e quais são suas obrigações no momento. A conscientização do que está acontecendo os ajudará a entender que você está em seu horário de trabalho e que, embora todos estejam juntos, você estará atento a outros afazeres, que são importantes e necessários para o sustento da família.

2. Delimite seu local de trabalho

Se você não possui um espaço em casa que funcione como escritório, é hora de designar um. Diga às crianças que, enquanto você estiver neste local, estará participando dos assuntos de trabalho e, interrompendo, poderá alterar sua concentração e atrasar seu tempo. Se você tem um bebê, prepare o local para que, enquanto ele estiver brincando ou dormindo, seja possível supervisioná-lo sem precisar interromper sua atividade.

3. Organize sua agenda

Imagine que você tenha uma videoconferência ou ligue para seus clientes ou colegas de trabalho e não consiga se concentrar porque seus filhos estão brincando nas proximidades. Organize sua programação para poder atender a esses tipos de situações em um momento em que não deve cuidar dos pequenos ao mesmo tempo. Se eles têm obrigações em que precisam de você, como assistir a uma aula em vídeo, deixe tudo pronto para que o tempo que você gaste ajudando-os não o atrase. Da mesma forma, o trabalho doméstico que corresponde a você deve ser realizado fora do horário comercial.

4. Aceite suas limitações

Como todo ser humano, você tem seus limites: pense que a natureza das crianças não pode ser mudada e antecipe ações que economizam tempo para você trabalhar e viver com elas. Quando necessário, peça ajuda a uma pessoa confiável, especialmente com questões profissionais, e em termos de tarefas domésticas, você sempre pode pedir às crianças mais velhas um apoio extra para realizar os afazeres.

5. Aprenda a dizer “não”

Um dos erros mais comuns ao trabalhar em casa é não respeitar horários, gastar mais tempo em uma conta ou projeto do que se pensava, ou as crianças podem não se familiarizar com a ideia de que você trabalha em casa e buscar atenção o tempo todo. Dizer “não” é a chave para medir seu tempo com resultados produtivos e permitir que você conclua os projetos em tempo hábil, sem negligenciar as necessidades de seus filhos.

6) Interaja constantemente

Para cada hora de trabalho, recomenda-se descansar de 5 a 10 minutos, que você pode aproveitar para ficar com seus filhos, responder às perguntas deles e realizar determinadas dinâmicas. Esse isolamento também gera ansiedade, pois eles não poderão sair com seus amigos ou realizar atividades ao ar livre; portanto, verifique se eles não estão saturados de informações alarmistas e faça dessa medida o pretexto perfeito para gerar boas lembranças entre vocês. Também é interessante criar dinâmicas e atividades que façam com que as crianças compreendam quando você tem um tempo livre e quando está ocupado, incentivando o senso de responsabilidade em formato de brincadeira.

Sobre a Workana

Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com sete anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de 880 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 2,8 milhões de freelancers cadastrados.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.