5 motivos para sua empresa começar a investir em Car Sharing corporativo

Rafael Taube CEO da Joycar

Carros corporativos se tornam ativos cada vez mais caros para as empresas e ganham novas funcionalidades

A cultura de carros empresariais individuais ainda é muito presente no mercado brasileiro, pois as empresas continuam oferecendo veículos como parte do pacote de contratação para certo grupo de colaboradores com cargos mais elevados. Porém, essa cultura vem se mostrando aberta a novas oportunidades e mudanças com o car sharing corporativo.

Essa modalidade chegou para promover um debate de inovação, causando impactos positivos não só na agenda financeira das empresas como também nas ações de ESG. Uma das empresas que tem liderado esse segmento é a Joycar, mobitech que nasceu para redefinir a função do carro através de sua plataforma de gestão.

Segundo Rafael Taube, CEO e fundador da empresa, o compartilhamento de carros corporativos vem crescendo à medida em que as organizações percebem as vantagens que essa prática oferece. “Isso traz uma significativa economia para as empresas. Afinal, cada automóvel requer um investimento pesado que começa com a aquisição do ativo – locação ou compra – e se amplia com outros gastos como manutenção, combustível, avarias, multas, estacionamento etc”, destaca Rafael.

De acordo com o CEO, existem 5 motivos simples para as empresas começarem a pensar em Car sharing corporativo, entre eles:

Redução de custos com combustível

A redução de gastos com combustível é muito significativa em função da readequação do número de carros e controle de reservas. Além disso, é possível usar um sistema de caronas. Caso o caminho e horários dos colaboradores coincidam, basta organizar viagens com mais pessoas por veículo, evitando que carros diferentes sejam usados em trajetos similares.

Economia com a manutenção

Substituir controles manuais por uma plataforma de gestão de frotas com controle digital possibilita programar com exatidão a manutenção preventiva de todos os veículos. “A tecnologia embarcada no veículo gera informação em tempo real para os gestores. O sistema notifica automaticamente o momento certo de executar as revisões preventivas. Fazer a manutenção na hora certa é mais eficiente, pois evita maiores depreciações no futuro. Além disso, o usuário tem a tranquilidade de estar dirigindo um carro mais seguro.”, destaca Rafael.

Visibilidade total da operação

Contar com uma plataforma totalmente digital, significa aposentar controles manuais imprecisos e trabalhosos. Assim, o gestor de frotas tem visibilidade total da operação. “Com uma visão 360 de toda a sua operação de veículos em tempo real, o responsável passa a ter um controle simplificado e automatizado do uso de veículos. Já o usuário final pode agendar um carro em poucos cliques e efetuar a retirada por meio de smartphone”, explica o CEO da mobitech.

Frota do tamanho certo

Com base na análise de perfil e necessidade de uso, é possível traçar uma estimativa de tamanho ideal de frota para atender as demandas de movimentação dos colaboradores. Assim, a ociosidade dos veículos é eliminada. A readequação de tamanho da frota é responsável por grande parte da economia, além é claro da redução dos demais custos, como: combustível, manutenção, documentação, taxas, seguro e outras despesas.

ESG

Por último, mas definitivamente não menos importante, o compartilhamento de veículos dentro das empresas impacta em um ponto que ganha cada vez mais espaço dentro das empresas, a agenda ESG. Com a otimização das frotas e o compartilhamento de veículos, as organizações colocam menos carros nas ruas, reduzindo a emissão de CO².

Para Rafael Taube, o Car sharing corporativo está chegando para promover debates e redefinir o conceito do carro dentro das empresas, além de promover uma democratização do veículo, permitindo que mais funcionários utilizem o benefício de forma mais tecnológica e supervisionada.

SOBRE A JOYCAR

Fundada em 2015, a Joycar é líder no mercado de carsharing corporativo no Brasil. A missão da startup é tornar o carro corporativo uma ferramenta de mobilidade mais econômica, sustentável e democrática, através de uma plataforma digital robusta que auxilia qualquer empresa a criar e administrar uma frota compartilhada entre seus colaboradores. Com a solução, gestores podem reduzir custos e automatizar processos rotineiros da gestão de frotas. Em 2020, a empresa, que tem em seu portfólio clientes como Petrobras, Raízen, CPFL, Honda, Hyundai e MRV, captou uma rodada de investimentos de R$ 2,3 milhões pela plataforma Eqseed.

Facebook
Twitter
LinkedIn