5 técnicas motivacionais para aplicar trabalhando em casa

Redação 24/03/2020
Redação 24/03/2020

Uma das maiores diferenças entre trabalhar em equipe com todos no mesmo ambiente ou sozinho em casa é a capacidade de automotivação. No trabalho você tem o líder te inspirando, pessoas em movimento que geram cadência ao fluxo de trabalho. Quando estamos em casa, alguns fatores podem atuar como ladrões de tempo como cama, geladeira, TV e até a família quando interrompem o tempo todo. Então se manter motivado e retornar ao foco com mais disposição mesmo trabalhando de casa é necessário para bater as metas no final do mês.

“Nunca confunda intervalos de descanso para renovar energias com distrações que vão roubar seu tempo”, alerta a especialista em produtividade Tathiane Deândhela (foto). Intervalos quando planejados são extremamente importantes. Não só para aquele respiro, mas também para ter insights. Determinadas ideias só surgirão depois de esfriar a cabeça. E quem trabalha feliz com o que está fazendo produz mais, segundo a psicologia positiva. Com isso, é comprovado que atividades que proporcionam essa renovação nos ânimos podem ajudar a manter a motivação e os níveis de produtividade em alta.

Veja as dicas da especialista para focar neste momento.

1 – Mantenha seu sonho por perto

Defina metas para serem alcançadas a curto, médio e longo prazo e deixe algo que represente cada uma delas sempre ao alcance da vista. “Por exemplo, desde o início da minha carreira, o meu sonho era poder viajar e conhecer novos lugares. Com o objetivo de conquistar a tão sonhada viagem, procurei deixar fotos dos lugares que queria conhecer sempre à vista!”, conta Tathiane.

2 – Pratique mais o autoconhecimento

Descubra quais tipos de músicas te ajudam na concentração ou se é o silêncio que te faz trabalhar melhor. Também é importante observar os horários em que a produção flui melhor. “Algumas pessoas são noturnas, outras funcionam melhor de manhã. Por isso, é importante que cada um observe como funciona melhor individualmente e praticar esse autoconhecimento”, explica a especialista.

3 – Dedicar tempo a Hobby

Segundo estudos do livro o Jeito Harvard de ser feliz, pessoas felizes produzem mais. Neste momento de tensão mundial que estamos vivendo é ainda mais importante fazer intervalos para proporcionar à mente momentos de descarga de felicidade. “Alguns exemplos de pílulas de felicidade que podem ser usadas nesse caso são vídeos curtos de algo que te faça bem, como bebês, natureza, animais, piadas; ligar para um amigo, parente, filho por vídeo para bater um papo rápido e diminuir a sensação de isolamento também pode ajudar”, aconselha Tathiane.

4 – Separe o tempo de cada área da vida

Defina horários de trabalhar e de descansar. Se você tem isso bem definido fica mais fácil focar e eliminar os ladrões de tempo. Durante o período determinado evite invadir a outra área da vida. “Nesse ponto o tempo de trabalho costuma ser maior, por isso as pausas são importantes para recuperar o fôlego e voltar a mergulhar”, diz Tathiane.

5 – Entenda que você nunca será extraordinário antes de ser constante

Se comprometa com o fim das tarefas e siga sua agenda à risca. “Você deve saber que é infinitamente mais satisfatório finalizar o que você começou do que começar e não terminar”, lembra a especialista.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.