5Beatle: plataforma cultural para dar visibilidade e gerar negócios a artistas

A falta de reconhecimento, a dificuldade de fazer negócios e a informalidade do meio artístico foram a motivação para três empreendedores criarem uma startup que ajudasse artistas a comercializar serviços on-line. Assim surgiu a 5Beatle, uma canal de vendas digital para artistas e produtores que buscam visibilidade e conversão de vendas, auxiliando também a comercialização, gestão de carreira e projetos artísticos.

A equipe fundadora é formada por Aézio Almeida dos Santos (CEO), Julian Espíndola (CTO) e Aezita Almeida (Diretora de Marketing e Vendas) e a inspiração vem do maestro George Martin, que ficou conhecido como o “quinto Beatle” graças ao magistral trabalho na produção dos discos do FabFour. “Ele ajudou a dar visibilidade mundial aos Beatles, transformando o talento daquelas músicas em um grande business. Queremos ser, portanto, o ‘quinto beatle’ para vários artistas, dando visibilidade e contribuindo para transformar talentos em negócio”, resume Aézio Almeida.

Por meio de um perfil na plataforma, os artistas cadastrados podem realizar, gratuitamente, serviços como gestão de agenda, gestão financeira, relacionamento com fãs e venda online de shows. “Também ajudamos pessoas e empresas a encontrar a atração artística ideal para seus eventos por meio de um canal on-line, com curadoria e segurança para contratar”, comenta o CEO. A remuneração é um percentual, que varia de 10% a 20% sobre o valor do anúncio, e é cobrado a cada transação feita via plataforma.

No ar há cinco meses, a plataforma tem cerca de 100 usuários cadastradas e 27 anúncios publicados. O foco até o momento foi nos mercados de Florianópolis e Curitiba, mas a ideia é expandir no Sul até o final do ano e explorar a região Sudeste no ano que vem, antes de ampliar a atuação no resto do país.

Com base em Itajaí (SC), a 5Beatle foi selecionada neste ano para a segunda turma do LinkLab, o laboratório de inovação aberta da Associação Catarinens de Tecnologia (ACATE) que busca startups em diversas áreas para desenvolver soluções em conjunto com as grandes empresas mantenedoras do espaço. “Estamos trabalhando junto com o Grupo Nexxera e estudando uma parceria para otimizarmos nosso processo e entregarmos mais valor aos clientes com a solução de pagamentos deles. O LinkLab tem sido uma ótima experiência, pois nos dá acesso a inúmeras mentorias que auxiliam a qualificar a prestação de serviços”.

A 5Beatle também está participando do programa Startup School, da aceleradora Y Combinator, que fornece mentorias com profissionais do Vale do Silício e vai escolher até 100 projetos promissores para receber aporte de US$ 10 mil. “O caminho para um mundo melhor passa pela democratização da cultura”, resume Aézio.

Facebook
Twitter
LinkedIn