88% dos investidores consideram modelo de negócio o mais importante para realizar aporte

Sócios Cap Table empreendedor

Sites, blogs e artigos online são as principais fontes de informação sobre investimentos em startups para 34,57% dos investidores consultados. Estudo da CapTable considerou sua base de investidores ativos

O que os investidores consideram ser o mais importante na hora de escolher em qual startup aportar o seu capital? Segundo a pesquisa inédita “Perfil do Investidor em Startups 2021” conduzida pela CapTable, maior hub de investimentos em startups no Brasil, o modelo de negócio é o principal critério para 88,58% dos entrevistados.

O estudo realizado pela CapTable mostra que as startups que querem receber investimentos precisam, acima de tudo, apresentar um negócio sólido, inovador e que sane a dor do mercado em que está inserido.

“O empreendedor precisa mostrar, mais do que nunca, que seu negócio tem um modelo que funciona e que é inovador para o mercado. Os investidores estão dispostos a investir, mas precisam sentir firmeza no modelo de negócio da startup. Traçar planos e metas dentro da realidade fazem toda a diferença na hora do investidor decidir ou não aportar seu capital naquele negócio”, explica Guilherme Enck, cofundador da CapTable. (na foto junto com demais sócios da CapTable juntamente com a StarSe. Da esq. para a dir.: Ramiro Martini, Guilherme Enck, Paulo Deitos, Leonardo Zamboni e Gustavo Piccinini).

Participação nas startups

Os dados da pesquisa “Perfil do Investidor em Startups 2021” foram coletados em novembro deste ano com o objetivo de entender melhor o que influencia a tomada de decisão de cada investidor que tem startups como uma das variedades na sua carteira de investimentos.

A pesquisa revelou também que para 77,77% dos investidores é extremamente importante ou muito importante poder participar e ajudar as startups que investem. Outros 16,51% disseram ser importante e 5,72% responderam ser pouco importante ou sem nenhuma importância.

As informações capturadas na pesquisa refletem a atual fase de aquecimento do mercado de venture capital no Brasil. Os dados, além de levar a uma melhor análise das informações disponíveis aos investidores, reforçam a importância dos empreendedores deixarem uma porta aberta no que tange receber ajuda daqueles que estão investindo no negócio para desenvolver e escalar as startups.

“Esse estudo nos ajuda a entender melhor o mercado aos olhos dos investidores. Auxilia todo o mercado também a compreender melhor a percepção dos investidores e o que eles estão buscando em todo o ecossistema de investimentos em startups. Nos permite também aprimorar cada vez mais nossos serviços para melhorar ainda mais a experiência dos usuários”, finaliza Enck.

Dados da pesquisa 

A pesquisa Perfil do Investidor em Startups 2021 analisou outros cenários que dizem respeito ao  mercado de investimentos em startups na visão dos investidores:

Como o investidor avalia seu conhecimento no mercado de startups em uma escala de 1 (nenhum conhecimento) a 10 (muito conhecimento)?

  • Nota 1: 3,30%;
  • Nota 2: 4,50%;
  • Nota 3: 9,60%;
  • Nota 4: 7,20%;
  • Nota 5: 14,41%;
  • Nota 6:  18,01%
  • Nota 7: 23,12%
  • Nota 8: 13,81%
  • Nota 9: 5,10%
  • Nota 10: 0,95%

Quais são as principais dúvidas e receios ao investir em startups? (Por se tratar de uma questão onde os investidores poderiam assinalar mais de uma resposta, os resultados ficaram desta forma)

  • Falta de Informação: 55,25%;
  • Startup Pouco Qualificada: 45,34%;
  • Risco de Perder Capital: 42,64%;
  • Falta de Liquidez: 39,03%;
  • Questões Jurídicas: 35,73%;
  • Processo de Investimento não ser Claro: 18,91%;
  • Forma de Investimento: 11,11%

Por qual tipo de mídia você costuma consumir informações?

  • Sites, Blogs e Artigos online: 34.57%;
  • Youtube: 20.04%;
  • Redes Sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e outros): 19.36%;
  • Podcasts: 17.34%;
  • TV: 5.74%;
  • Jornal Impresso: 2.95%

Os dados completos da pesquisa podem ser acessados neste link.

Sobre a CapTable – Em operação desde julho de 2019 e com a StartSe como uma das sócias, a CapTable disponibiliza todo o seu conhecimento para selecionar as startups que tenham grandes potenciais de serem os próximos unicórnios (startups com valor de mercado superior a US$1bi) e traz ao investidor comum a possibilidade de investir nesses negócios. O cenário de incertezas na economia, com mudanças constantes na taxa básica de juros e a necessidade de diversificar os ativos investidos, estão fazendo com que o brasileiro aprenda a investir em outras áreas. A pandemia do novo Coronavírus reafirmou essa tendência.

“Nosso foco é atrair investidores que têm a visão que investir nesta modalidade pode trazer ganhos que nenhuma outra disponível no mercado é capaz de ofertar. Basta imaginar quanto tiveram de retorno os primeiros que investiram no estágio inicial de startups como 99, iFood e outros”, afirma Paulo Deitos que é um dos cofundadores da plataforma.

Desde a sua criação, a CapTable conquistou a confiança de mais de 5 mil investidores ativos que aportaram mais de R$55 milhões em startups como Alter (fintech), Trashin (cleantech), Zletric (energy as a service), Goumertizinho (foodtech), Hiperdados (proptech/SaaS), Goumertzinho (foodtech), Easy B2B (B2Baas), Quadrado Express (retailtech), LeCupon (fintech), Weex (fintech/traveltech), Essent Agro (fintech/agrotech), Veriza (fintech), Play Delivery (Logitech) e outras. 23

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