Empreender como Projeto de Vida

Para quem deseja abrir um novo negócio é fundamental que a construção do projeto de vida esteja em sintonia com as demandas do mercado. Com o objetivo de formar empreendedores autônomos e capacitados para empreender com êxito em seus propósitos de vida, o Instituto Gênesis da PUC-RIO está com inscrições abertas para o seu Projeto Trajetórias Experimentais, até o dia 09/09.

O projeto, que é uma etapa anterior à Germinação e Incubação no Instituto, é dividido em três fases. A primeira é o “Desenho de Projeto de Vida”, no qual o empreendedor será estimulado a refletir sobre o desejo de inovar, estudar contextos e a realizar um diagnóstico do setor. Depois será feito o “Diagnósticos de Oportunidades e Estudos de Viabilidade”. Nessa etapa serão identificados os problemas e mapeamento dos movimentos e ações ligados ao setor no qual se deseja empreender. E por fim a “Formatação Experimental de Novos Projetos”, para colocar em prática o fruto de toda a dinâmica. “O programa estimula o desenho de itinerários de futuro como resposta aos desafios e oportunidades dos contextos identificados”, explica Larissa Frigotto, coordenadora de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis da PUC-Rio.

Além disso, os participantes terão acesso à atividades complementares que envolverão Oficina de Design Thinking para formatação, desenvolvimento e planejamento de um projeto empreendedor eInterlocuções Individuais que serão compostos de uma série de perguntas e questionamentos sobre a relação do sujeito com o seu desejo e as suas circunstâncias de realização no futuro que auxiliam no levantamento dos recursos pessoais, identificação de demandas e oportunidades setoriais e  análise de contexto em relação a uma determinada prática profissional.

Ao todo, serão 13 encontros presenciais, durante três meses. “Esse processo ajuda os empreendedores a estudarem os desafios de pensarem no futuro como uma fase anterior ao desejo e a decisão de empreender e inovar”, explica Sandra Korman, Coordenadora Pedagógica do Instituto Gênesis da PUC-Rio, acrescentando que os empreendedores terão acesso ainda a rede de networking do instituto composto por empreendedores multissetoriais, pesquisadores e consultores.

Podem participar do projeto aqueles que não se identificam com a atual escolha profissional; os que estão confusos e incertos sobre qual caminho trilhar; estudantes que desejam vislumbrar um futuro profissional/empreendedor em harmonia com seus desejos; jovens da terceira idade que desejam mudar de carreira.

Os interessados devem se inscrever no site www.trajetoriasexperimentais.com.

Valor do programa: 3 x R$ 950,00

Horário: 18h30min às 21h30min

Local: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro

Facebook
Twitter
LinkedIn