A importância de inovar e olhar para dentro das empresas

Egon certificação digital

*Por Egon Schaden Júnior

Buscar soluções que já são utilizadas nos empreendimentos pode gerar economia, facilitar a
adaptação e garantir uma inovação eficiente

Muitos ainda associam a ideia de inovação a criação de algo novo, partindo do zero, mas na verdade a inovação está bastante associada a renovação, aprimoramento e desenvolvimento de processos já existentes. Destacar esta definição é importante pois alguns empreendedores, na busca por soluções para a transformação digital de seus negócios com eficiência, segurança, economicidade e praticidade, podem acabar contratando novos serviços, acreditando que isso é inovar, sem perceber que já têm a maior parte do que precisam para ativar a inovação e o desenvolvimento digital dentro de suas próprias empresas.

Um exemplo é o certificado digital ICP-Brasil, popularmente conhecido como e-CNPJ. Segundo dados da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, cerca de 80% dos grandes e médios empresários brasileiros já possuem pelo menos um certificado digital ICP-Brasil, que é muito utilizado para emitir Notas Fiscais Eletrônicas – NF-e ou para transmitir informações e obrigações acessórias para o governo, por exemplo. O que boa parte destes empresários só estão descobrindo agora é que o certificado ICP-Brasil pode trazer ainda mais
benefícios para os seus empreendimentos.

O certificado pode ser utilizado para assinar documentos em formato eletrônico com plena validade jurídica, acessar todos os níveis de serviços públicos digitalizados, autenticar-se de forma segura em sistemas da própria empresa e garantir a segurança dos processos, com uso de criptografia e atenção a Lei Geral da Proteção de Dados – LGPD. Ou seja, uma tecnologia que já faz parte da rotina de boa parte dos empreendimentos brasileiros pode ter seu uso otimizado, facilitando a inovação e trazendo uma série de benefícios para
empreendedores e seus negócios.

Um dos principais benefícios do certificado ICP-Brasil é a união da segurança tecnológica e jurídica. Além dos elementos de criptografia, que garantem assinaturas digitais íntegras e de fácil validação, o certificado digital ICP-Brasil é o único que garante plena validade jurídica aos documentos assinados eletronicamente, conforme está descrito na Medida Provisória nº 2200/2001 (até hoje válida) e na Lei nº 14.063/2020. Assinado com ICP-Brasil, os documentos digitais têm a mesma validade jurídica de um documento físico autenticado em cartório, sendo aceito por entes públicos e privados. Assim, uma tecnologia que até então estava bastante associada à parte contábil e tributária das empresas, pode ser utilizada por diversos outros setores, como o comercial, o RH, o jurídico, tratamento de dados, entre outros, garantindo que todo o negócio esteja trabalhando de forma digital com padronização, eficiência, segurança e em conformidade com a lei.

Esta redescoberta do certificado digital ICP-Brasil pode ser vista em dados, desde 2021 o número de emissão de certificados segue em constante crescimento, são mais de 600 mil certificados emitidos por mês. Para acompanhar o aquecimento do mercado, a emissão do certificado ICP-Brasil tornou-se mais prática, pode ser realizada de forma 100% digital com plena segurança. As constantes atualizações da ICP-Brasil, que está há mais de 20 anos no mercado, são mais um bom indicativo para os empreendedores, que podem investir sem medo em uma tecnologia robusta, constante e que segue acompanhando as constantes inovações para continuar sendo a melhor solução para todos.

*Egon Schaden Júnior é Diretor-Executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), administrador de empresas e especialista em Relações Institucionais e Governamentais. É membro titular do Comitê Gestor da ICP-Brasil, autoridade gestora de políticas de certificação digital no País, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. Possui experiência em defesa de interesses junto aos poderes públicos, negociação e formulação de políticas públicas, processo legislativo e decisório governamental, em gestão de entidades associativas e em projetos de consultoria para empresas e associações de classe.

Facebook
Twitter
LinkedIn