A mente por trás do maior grupo de franquias do país

A frente do Grupo ATNZO, holding de franquias, Lucas Atanazio Vetorasso, com apenas 35 anos de idade, tem na conta 1500 unidades e recebe contatos de empresários de todo o país interessados em expandir seus negócios. Outorgado com a cadeira de Imortal pela Academia Brasileira de Escritores, Atanazio também fornece artigos para importantes veículos de comunicação voltados à área de negócios.

Entretanto, nem sempre foi assim. Há poucos anos, Atanazio trabalhava como freelancer em um escritório improvisado na garagem de seu avô, prestando serviços de marketing e comunicação a pequenas empresas. Recebia a visita de muitos conhecidos e, em uma delas, um amigo o procurou, apresentando a ideia de um negócio que gostaria de transformar em franquia, e indagando se ele assumiria o projeto de formatação a tempo de apresentar a marca na ABF Franchising Expo, feira realizada anualmente pela Associação Brasileira de Franchising. Só um detalhe, teria que ser feito em 15 dias.

“Eu não sabia o que significava ‘ser uma franquia’, na verdade nem sabia o que era isso, mas disse que sim. Uma decisão que mudou a minha vida”, afirma Lucas. As primeiras noites em claro de tantas outras e o sucesso absoluto do primeiro trabalho fizeram com que a procura por seu trabalho na formatação de novas franquias cresceu fortemente.

Percebendo a necessidade do mercado, o fundador do Grupo ATNZO alçou novos voos pelo país, estabelecendo a sede da Holding em São José do Rio Preto, sua cidade natal. Naturalmente empreendedora, Rio Preto parece nadar contra a maré durante os períodos de crise econômica. “Além do motivo geográfico – nossa cidade está situada em um entroncamento entre Minas, Mato Grosso do Sul e Goiás e a 442 km da capital, ou seja, ótima localização para crescimento e expansão, há também o fator de que a cidade foi composta por imigrantes com raiz comerciante como árabes, libaneses, armênios, italianos. Rio Preto é uma boa mistura de árvores genealógicas”, comenta Atanazio.

Por outro lado, tanto empreendedorismo não faz de Rio Preto menos competitiva. A velocidade com a qual as mudanças de comportamento do consumidor ocorrem faz com que as novidades sejam inseridas cada vez mais frequentemente no mercado, tornando a competição gradativamente mais agressiva. Levando em consideração esse obstáculo, é importante lembrar que para que uma marca cresça e se destaque ela precisa ser construída de maneira estratégica. “Franquia não é papelada é estratégia”, explica Atanazio, que é chamado por muitos de estrategista, título que muito lhe agrada.

“Um bom posicionamento de marca é uma ação de diferenciação de uma empresa, produto, marca ou serviço por meio de atributos tangíveis ou intangíveis. Ou seja, ele é a primeira impressão de seu público alvo, é o primeiro contato que seus clientes têm com seus diferenciais competitivos antes mesmo de conhecê-los. A clareza e amplitude devem andar juntas.”, esclarece o empresário.

O Grupo ATNZO, que se destaca pela expertise na formatação e expansão de franquias com um processo multidisciplinar. “É necessário o entendimento de que, muitas vezes, as pessoas estão investindo o dinheiro de suas vidas em nossas marcas e isto deve ser tratado com muita responsabilidade. A pilha de papéis que o mercado oferece em uma ‘formatação de franquia’ jurídica não contém metade da expertise ou estratégias necessárias para que o negócio prospere”, conta o CEO que tem em sua estrutura equipes e departamentos com especialidades diversas, indo de publicitários a nutricionistas, consultores, contadores, entre tantos outros que fazem parte de seu time.

“O Grupo ATNZO se tornou uma central gigantesca de negócios”, acrescenta Jeremias Atanazio, 27 anos, diretor comercial do Grupo. A formatação das franquias no Grupo ATNZO é baseada nos 3 “ps” – Produto, Processo e Pessoa, através da qual os franqueados tem total acesso ao know-how da franqueadora, para isso recebem suporte que os permitem sentir-se conectados ao espírito da marca e os introduzem em todos os processos e planejamentos de suas unidades.

Os serviços de consultoria empresarial, planejamento estratégico e educação corporativa são diferenciais, “Temos a premissa que Empresas e Negócios são baseados em pessoas, e que capacitá-las faz com que o sucesso seja consistente e duradouro. Por isso temos um formato de atuação diferenciado no mercado, pois as nossas marcas são lançadas com solidez e consistência.”, afirma Gislene Camacho, 37 anos, diretora executiva da holding.

Ciente de que, em todo negócio, os colaboradores são reflexos do comportamento do líder, Lucas Atanazio se compromete para que a honestidade e ética sejam valores presentes em seu dia a dia, conduzindo sua equipe a seguir o exemplo.

Promover um ambiente interno saudável e incentivar sua equipe a cumprir esses padrões é uma das principais preocupações do CEO do Grupo ATNZO, que investe diariamente em seu capital humano, fazendo questão de transmitir a seus colaboradores a motivação para que cada um deles desenvolva e explore suas competências e habilidades “Seja líder de si mesmo”, é o que ele sempre diz. “Só há chance de prosperar nos negócios, seja qual for o segmento, quem entende de pessoas. Computadores não fecham negócios, são pessoas que o fazem.”, elucida o estrategista.

“Trabalhar com Lucas Atanazio me fez expandir os horizontes e entender o mercado, com isso, consigo fazer nossos projetos com muito mais eficiência, obtendo assim o resultado que nossos clientes buscam.”, acrescenta Marcelo Muniz, 37 anos, gerente de expansão.

Não só o espírito de liderança, mas a atenção de Atanazio aos negócios e às pessoas também é admirada pelos colaboradores. Para Carlos Magno, 57 anos, gerente de expansão do Grupo, “Lucas Atanazio é um profissional dinâmico, estudioso e que está à frente de seu tempo, apesar de sua pouca idade demonstra o quanto é visionário. Líder nato e com visão de ave de rapina para negócios.”.

A dedicação e o esforço não se restringem apenas ao trabalho, casado há 5 anos com a doce Carla e pai da pequena Elizabeth, de 3 anos e de Giuseppe de 02 meses, o empresário acorda às 4h todos os dias, faça chuva ou faça sol. Marido e pai apaixonado, Lucas valoriza a família, que se tornou sua principal motivação.

Atanazio cultiva ainda o amor pela música e pela leitura. Nas poucas horas vagas ele toca diversos instrumentos musicais e foi homenageado com o título de Imortal pela Academia Brasileira de Escritores, a Abresc.

Sugundo Atanazio, “O sucesso não tem fórmulas mágicas ou receitas secretas. Parece clichê, mas é com empenho, determinação e uma pitada de estratégias que alcançamos o que desejamos. Recebo contato de empresas inovadoras o tempo todo, que precisam apenas do direcionamento certo para decolar, o que faço é lapidar as pedras brutas, transformando-as em belíssimos diamantes.”.

Facebook
Twitter
LinkedIn