A reinvenção da agência – Parte 1

Desde quando decidiu seguir a vocação da publicidade e abrir sua própria agência, em uma sala emprestada pelo tio, o empresário Daniel Araújo comanda uma agência que vem unindo criatividade e pensamento estratégico na criação de uma comunicação inovadora, destinada a fortalecer marcas, lançar tendências e consolidar cases de sucesso.

Em 35 anos de estrada, a agência catarinense conquistou os maiores prêmios da propaganda  brasileira e obteve grande reconhecimento internacional. Foi finalista e recebeu premiações em eventos da publicidade mundial, como The New York Festivals, Festival de Londres, Galo de Ouro no Festival Internacional de Gramado e Archive, além dos mais importantes prêmios nacionais.Outra conquista importante foram as 12 vezes que a empresa levou o troféu de Agência do Ano em Santa Catarina.

Eleito Publicitário do Ano por quatro vezes e vencedor do prêmio Marketing Best, Daniel Araújo recebeu também o título de Publicista Latino-Americano.

Para o publicitário, o reconhecimento e os expressivos prêmios conquistados em mais de três décadas estão intimamente ligados aos resultados obtidos nas campanhas para os clientes. Foi assim que a agência ganhou o primeiro Galo de Ouro, com a campanha para a concessionária catarinense da Peugeot Cap Ferrat, em Florianópolis, que alavancou vendas superiores às das filiais de Curitiba e Porto Alegre, conquistando o título de Melhor Concessionária Peugeot do Mercosul. Esse resultado certamente contribuiu para a agência ganhar a conta do Grupo Via Porto, uma das maiores concessionárias de automóveis e motocicletas do país, com mais de 20 anos de história. O grupo, conhecido pela qualidade do atendimento e pela competência da sua equipe, comercializa veículos da Fiat, da Honda Auto e da Honda Motocicletas em 27 lojas espalhadas por todo o Sul do Brasil.

Time

À frente da agência, o fundador, Daniel Araujo, divide o comando com um time familiar e de forte conexão com o negócio. Seu irmão, Ubiratan Andrade, formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), chegou antes da agência completar os primeiros cinco anos e logo conquistou uma posição-chave para o bom andamento administrativo e operacional da empresa. Nos anos recentes, o filho do meio, Daniel Eduardo de Araújo, veio agregar conhecimentos em marketing e inovação, adquiridos em universidades norte-americanas (Monroe College e Stetson University), que somaram-se aos seus conhecimentos em Economia e Sociologia, adquiridos anteriormente na UFSC. E é exatamente nessas áreas sensíveis do mundo moderno, o marketing e o meio digital, que Daniel Eduardo está fazendo a diferença, inserindo a agência no mundo das startups e da Neurociência, uma fronteira decisiva para a publicidade do futuro, mas que já teve início no planejamento da D/Araújo.

Na trajetória da agência, outro ponto alto foi a campanha para a Parati Alimentos, que teve no craque Robinho um garoto-propaganda no auge da popularidade, pouco antes de ser vendido para o clube espanhol Real Madrid. O sucesso da campanha resultou na venda de grande parte da produção de biscoitos, sucos e achocolatados Bom de Bola Parati para o Grupo Pão de Açúcar. Três anos depois a empresa, em alta, seria vendida por R$ 1,38 bilhão para a americana Kellogg.

“São coisas que conseguimos aqui e que sempre nos deixam ao mesmo tempo satisfeitos e impressionados” revela Daniel Araújo, que viu a sua agência ser a primeira a atender a conta publicitária do Bradesco Seguros fora do eixo Rio-São Paulo. Ao mesmo tempo, graças a um forte trabalho de percepção de mídia, a agência realizou outra façanha: vencer concorrentes consagrados no turismo nacional e conquistar para Santa Catarina o título de Melhor Destino Turístico do país por cinco vezes consecutivas pela Editora Abril.

Sucesso também foi a parceria com a Cerâmica Eliane, que permaneceu por 17 anos como Top of Mind entre consumidores de todo o Brasil.

Nesse período, alcançou a condição de marca de porcelanato mais vendida no país devido a um trabalho publicitário baseado na valorização da autoestima e da nacionalidade brasileira. “São histórias maravilhosas que desenvolvemos minuciosamente em equipe e que nos orgulham muito”, diz Ubiratan Andrade, sócio da D/Araújo.
A agência também foi responsável por inúmeras campanhas exitosas, como a do fortificante Sadol, que teve no campeão mundial de boxe Popó o grande astro de uma campanha televisiva que resultou no aumento de mais de 300% nas vendas do produto no mercado baiano. Celebridades do mundo da televisão e dos esportes sempre estiveram presentes nas campanhas da D/Araújo. Xuxa, Robinho, Popó, Glória Pires e Adriana Esteves foram algumas das personalidades que emprestaram seus talentos para levar ao público as ideias desenvolvidas pela agência catarinense.

Depoimentos:

 

“O Sicoob SC/RS, seguindo um dos seus princípios – educação, formação e informação –, considera importante divulgar as ações do cooperativismo de crédito junto aos seus quase 1 milhão de associados e para toda a sociedade, de forma transparente, com muita qualidade. Para isso, conta há vários anos com uma equipe de Comunicação e Marketing e a parceria de excelência da agência D/Araújo, projetando a marca Sicoob entre os mais diferentes públicos. E esse reconhecimento veio, também, através de várias premiações, entre elas o Top of Mind, pelo terceiro ano consecutivo, e o Prêmio IMPAR. A D/Araújo compreendeu que somos uma instituição financeira diferente e tem obtido sucesso nessa comunicação com os cooperados e a sociedade, utilizando várias mídias, com resultados que engrandecem a agência, o cooperativismo de crédito e o Sicoob SC/RS.”
Rui Schneider da Silva, Presidente do Sicoob Central SC/RS

 

“A D/Araújo é uma agência competente, forte e talentosa. O sucesso da empresa reside no comprometimento amistoso, leve, vibrante, sempre em sintonia plena com o cliente. O forte de sua atuação é focado sempre na busca de resultados.”
Udo Döhler, Presidente do Conselho de Administração da Döhler

 

  “Ao completar 35 anos de história, a D/Araújo se consolida como uma referência na comunicação catarinense. Uma agência moderna e arrojada,  que se destaca pela criatividade e pela ousadia nas estratégias de marketing e pela forma inovadora como transforma ideias em resultados para os seus clientes. Uma agência que se reinventa, pois entende como ninguém a essência da publicidade. Ao longo destes 35 anos, o SCC/SBT construiu uma relação de amizade com a D/Araújo.Uma parceria fundamentada pela ética e pela busca constante dos melhores resultados, que contribuiu efetivamente para o crescimento de todos.Juntos, fomentamos importantes projetos focados na família, em sintonia com os valores que o SCC/SBT, a D/Araújo e os nossos clientes compartilham. Tivemos o privilégio de acompanhar de perto a sua trajetória de sucesso e continuaremos nos inspirando diariamente no trabalho desenvolvido pela agência que está sempre à frente.”
Carlos Joffre do Amaral Neto | Vice-Presidente do Grupo SCC/SBT

“Nós da NSC temos certeza de que a jornada da D/Araújo tem contribuído há 35 anos de forma decisiva para que empresas e marcas conquistem importantes espaços na mente dos catarinenses. Para se manter relevante durante tantos anos, é necessário estar aberto a transformações, usar a tecnologia como ferramenta para novos negócios e escolher as parcerias mais técnicas para garantir resultados melhores para os clientes.

Destes 35 anos, há 21 observo pessoalmente a paixão do Daniel Araújo em fazer acontecer, em manter a base da estratégia humanizada, em tornar-se um cúmplice das causas e manter o olho no olho com seus parceiros. Acredito que são essas atitudes que garantem o sucesso da agência e a longevidade da relação com seus clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Há três décadas e meia um legado de excelência vem sendo construído, e nós queremos continuar fazendo parte dele. Parabéns, time D/Araújo.”
Mário Neves – Presidente da NSC Comunicação/Globo

“A agência D/Araújo é um exemplo de uma história de sucesso. Baseada em princípios de muito trabalho, presença, relacionamento, criatividade, inovação e construção de caminhos fora do comum, sempre se antecipando às necessidades do mercado e, assim, colhendo os frutos da forma de ser desta empresa liderada pelo seu fundador, Daniel Araújo. De uma sala com um telefone para uma das agências mais premiadas, reconhecidas e admiradas do Sul do Brasil. Parabéns pelos 35 anos para toda a equipe desta espetacular empresa.”
Marcello Petrelli, Presidente Executivo do Grupo RICTV Record

Facebook
Twitter
LinkedIn