A VidMob sabe por que você pulou aquele anúncio

Um estudo da Statistic Brain já demonstrou que a capacidade de atenção dos seres humanos vem diminuindo rapidamente: em 2000, eram 12 segundos. Uma década e meia depois, o número caiu para 9 segundos – o que equivale ao limiar de atenção de um peixinho dourado.

Nesse cenário, já é óbvio para a maioria dos anunciantes que não adianta criar uma obra prima de 5 minutos para promover um produto ou serviço no Facebook, Instagram ou Twitter. Muitos deles também sabem que, no ambiente digital, não se deve mostrar a logomarca apenas no final do anúncio, pois os usuários geralmente pulam o anúncio na primeira oportunidade.

No entanto, até agora era impossível saber exatamente quais elementos de um anúncio em vídeo atraíam ou afastavam os espectadores. Como poucas coisas nos dias de hoje, os vídeos publicitários permaneciam dentro de uma caixa preta, criados de maneira quase inteiramente intuitiva, sem base em dados.

Foi por isso que Alex Collmer, fundador e CEO da empresa americana VidMob, percebeu o potencial de apoiar a evolução da criatividade por meio dos dados. Decidiu se debruçar sobre o desafio para entender quais elementos deveriam ser analisados para que os profissionais de marketing entendessem por que alguns anúncios geram cliques, compras ou tráfego, entre outras métricas de desempenho, e outros não.

Assim nasceu a VidMob, uma marketing creative platform pioneira que fornece criação de vídeos, análise de dados e otimização criativa de ponta-a-ponta. Por ser parceira oficial e recomendada das principais plataformas sociais e digitais do mercado – dentre elas Facebook, Google, YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Pinterest e LinkedIn – a VidMob consegue captar dados diretamente na fonte para realizar suas análises.

A notícia é boa para os departamentos de marketing, que enfrentam um grande desafio. Cerca de 70% do sucesso dos anúncios depende da qualidade criativa das peças e os 30% restantes se dividem entre o nível de personalização, o tamanho do anúncio e o posicionamento nas páginas, de acordo com a Dynamic Logic.

Brasil, frutas cítricas e close na garrafa

Após realizar campanhas de alta performance nos Estados Unidos para marcas como Netflix, Spotify, Audi, Adidas e Nike, entre várias outras, a empresa escolheu o Brasil para sediar suas operações latino-americanas, que foram inauguradas com uma campanha robusta para a cerveja Colorado, da AB Inbev.

As descobertas foram intrigantes: a VidMob percebeu que os cliques aumentavam 27% quando a palavra “Brasil” aparecia no vídeo e 31% quando ingredientes nativos eram mostrados. Com um detalhamento impressionante, a plataforma proprietária da empresa também identificou que frutas cítricas, em especial, geraram 37% mais engajamento no feed do Instagram. Houve também um aumento de 8% em cliques ligado ao aparecimento da garrafa da Colorado na telinha.

Os resultados da otimização da campanha foram um aumento de 69% na taxa de cliques e um acréscimo de 72% na taxa de visualização da campanha.

Miguel Caeiro, head das operações latino-americanas da VidMob, vê a entrada da empresa na região com entusiasmo: “A resposta do mercado tem sido excelente. Os departamentos de marketing percebem o enorme potencial dessa nova fonte de dados, que resolve uma questão sempre presente no setor – a capacidade de entender exatamente por que certas campanhas vão bem e outras nem tanto”.

“Já chegamos ao Brasil com um case junto a uma das maiores empresas do país, assim como já estamos integrados localmente com todas as plataformas sociais. Essas parcerias são essenciais para o avanço do propósito da VidMob – que é desenvolver a criatividade ao redor do mundo educando o mercado a respeito das melhores práticas do ambiente digital mobile, com base em dados poderosos, na busca de melhor desempenho para as marcas”, conclui Camilo Barros, head de parcerias latino-americanas da VidMob.

Sobre a VidMob

A VidMob é uma marketing creative platform que fornece uma solução tecnológica de ponta a ponta para todas as necessidades criativas das marcas. Atua como uma plataforma integrada que combina análise criativa pioneira com a melhor produção criativa do mercado para entender e melhorar a eficácia das campanhas. A VidMob é a única empresa no mundo se tornar parceira certificada de peças criativas de marketing de todas as principais plataformas sociais e digitais. Uma parte de cada dólar recebido pelo VidMob é usada para financiar serviços criativos gratuitos para organizações sem fins lucrativos por meio da VidMob Gives. Saiba mais sobre a VidMob em www.vidmob.com e sobre a  VidMob Gives em vidmob.gives.

Foto destaque: Alex Collmer

Facebook
Twitter
LinkedIn