ACE Startups lidera aporte de R$ 2 milhões na logtech Motorista PX

Plataforma fundada por Djefrei Pasch e André Oliveira une profissionais autônomos a transportadoras. Rodada contou com a participação do BR Angels, GR8 Ventures e Randon Ventures.

 

A Motorista PX, plataforma que conecta caminhoneiros autônomos a transportadoras de cargas para serviços pontuais, anunciou nesta semana um investimento de R$ 2 milhões das redes ACE Startups e BR Angels, e das gestoras GR8 Ventures e Randon Ventures. Com o aporte, a empresa pretende aprimorar a tecnologia e investir na qualificação dos motoristas para atender a grandes transportadoras, além de incluir veículos de carga menores, como vans e utilitários.

A startup surgiu em 2019, em Joinville (SC), pelos fundadores Djefrei Pasch (advogado e ex-caminhoneiro) e André Oliveira (empreendedor). Hoje, está presente em todos os estados brasileiros e lançou mais de 1.700 viagens, principalmente para transportadoras de pequeno e médio porte. São mais de 10 mil motoristas cadastrados na plataforma. A empresa também conta com o investidor Cacio Packer (SC Angels) atuando na gestão.

Para as transportadoras, a PX oferece contratação de mão de obra sob demanda com menos burocracia e usando a confiabilidade das informações do sistema. Os motoristas possuem CRM de cadastro com todos os documentos anexados, referências das três últimas empresas trabalhadas, além de consulta a 400 fontes de pesquisa. 

Para os motoristas, a startup elimina os custos de ter um caminhão próprio, pois utiliza a frota da empresa, com o mapeamento de riscos das regiões via satélite e flexibilidade para escolher o período, destino e até o tipo de carga que o profissional deseja atender. Os usuários cadastrados na plataforma ainda contam com um processo de qualificação especializado, que vai desde a abertura do MEI até o treinamento EAD. 

“Nos últimos anos, cerca de 150 mil motoristas deixaram a profissão, ao mesmo tempo em que a demanda de entregas só cresce. O motivo desse esvaziamento é a migração da nova geração para os aplicativos de carona, que oferecem maior autonomia e flexibilidade” conta o CEO. A PX não cobra taxas e o recebimento é em 48 horas. “Acreditamos que esse é o modelo do motorista de cargas do futuro”, resume.

Segundo Pedro Carneiro, Head de Investimentos da ACE Startups, a Motorista PX supre a contratação em um setor que apresenta cada vez mais dificuldades para encontrar mão-de-obra qualificada. “É um grande salto de eficiência para as transportadoras, além de mais oportunidades de trabalho para os caminhoneiros. Pensando no futuro da empresa, a ideia é que ela ofereça cada vez mais valor e serviços para os caminhoneiros”, afirma.

“O modelo de negócio se mostrou essencial para a evolução de um dos setores que o Brasil mais depende, que é o de transporte rodoviário de cargas. Agora, com os recursos e a expertise de grandes investidores do mercado, a startup poderá dar o próximo passo com grande impacto”, avalia Orlando Cintra, Fundador e CEO da associação nacional de investimento-anjo BR Angels.  

Facebook
Twitter
LinkedIn