Alshop prevê contratação de 140 mil trabalhadores para o Natal

Número corresponde a um aumento de 7% em relação à festa de 2010.

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) estima que o Natal deste ano vá gerar 140 mil postos de trabalho temporários em todo o país, um aumento de 7% em relação à festa de 2010.

O crescimento é menor do que o registrado no ano passado sobre 2009, de 13%, quando 130 mil trabalhadores temporários foram contratados. Ainda assim, a Alshop ressalta que o avanço deste ano não deve ser visto como uma retração: ‘Deve-se lembrar que a atual redução da expectativa de aumento não chega a ser considerada um índice negativo, pois o período natalino de 2010 ocorreu em meio a um desempenho extremamente forte da economia brasileira.’

Os setores de vestuário, calçados, eletrodomésticos, perfumaria e supermercadista serão os maiores empregadores, segundo o levantamento que a entidade realizou junto a varejistas e administradoras de centros de compras.

A estimativa é que para 30% dos contratados, o trabalho temporário no Natal será o primeiro emprego; cerca de 60% de todo o pessoal contratado no fim do ano deve ter entre 18 e 40 anos, ‘incluindo estudantes do ensino médio e universitários’, diz a Alshop.

Facebook
Twitter
LinkedIn