Amor em casa e no trabalho

Casal empreendedor conta experiência de compartilhar vida pessoal e profissional

Há quem diga que amor e vida profissional não devem se misturar. Mas com a pandemia causada pelo Covid-19, muitos casais que já dividiam a mesma casa e compartilhavam uma vida pessoal, tiveram que unir forças no trabalho também. Mas o que para uns pode ser um desafio, para outros pode ser uma grande oportunidade rumo à felicidade.

Segundo uma pesquisa do ISMA-BR (International Stress Management do Brasil), casais que trabalham juntos conseguem entender melhor as angústias vividas no dia a dia, assim como a carga horária e outras pecularidades da vida profissional. É fato que um relacionamento não vem com almanaque de instruções, ainda mais para aqueles que dividem os negócios. Mas para Maruska e Roberto Maciel, sócios-fundadores da Maré Chocolate, ter um negócio juntos foi um acaso do destino que resultou em uma boa experiência.

Maruska já empreendia no ramo da moda, mas com a pandemia e a falta de braços na empresa do marido, ela decidiu unir forças com Roberto para ajudar na gestão marca brasileira especializa em chocolates 100% naturais e plant-based. “Na época, o Roberto fazia basicamente tudo sozinho: comercial, marketing e gestão da fábrica. Era inviável dar conta de tudo sozinho e eu sabia que poderia agregar no negócio por já ter empreendido antes No final das contas, foi ótimo para a nossa família, porque sonhamos e batalhamos juntos em prol do mesmo objetivo”, conta Maruska.

Mas como a vida não é um mar de rosas, um casamento que une vida profissional e pessoal também não. Então nesses casos, as regras são muito bem-vindas ajudar o casal a conciliar tudo em harmonia. “Até hoje não criamos regras e não existe um combinado específico sobre trabalharmos juntos, mas é algo que volta e meia pensamos em introduzir na nossa relação, para tentar separar mais as coisas. Por enquanto, estamos levamos bem essa experiência e não vejo que uma coisa atrapalhe a outra. Acho que quando a gente ama o que faz, vira tudo a mesma coisa”, acrescenta a empreendedora.

E para manter a balança da família, relacionamento e empresa equilibrados, definir tarefas é fundamental, segundo Roberto Maciel. “Na Maré Chocolate, cada um cuida da sua área na empresa, mas toda ajuda e palpite são sempre bem-recebidos. Cada um cuida do seu quadrado, mas trocamos figurinhas com frequência, aceitamos opiniões e nos ajudamos muito”, diz Roberto. E quando essa relação pessoal x profissional ainda tem uma criança pequena envolvida, o desafio é redobrado, principalmente com home office por conta da quarentena.  “Trabalhar com criança pequena em casa é um desafio. Dividimos as tarefas ao longo do dia e continuamos trabalhando à noite e em muitos finais de semana e feriados, para tentar dar conta das demandas. É importante planejar a vida pessoal e planejar a vida profissional, atribuir horas dedicadas a cada coisa, para conseguir manter um equilíbrio”, explica o idealizador da Maré Chocolate.

Mas afinal, trabalhar com o cônjuge pode dar certo? O saldo é positivo? Para o casal Maruska e Roberto, a resposta é sim, mas depende. “Acho que depende muito do perfil da pessoa. A gente gosta de dividir tudo, mas tenho certeza que para algumas pessoas isso seria impossível. O que sinto falta, às vezes, é de ter novidade de um dia inteiro para contar (risos). Acho que o saldo é positivo. Está sendo legal construir algo maior juntos, algo que olha o todo, cuida do todo, e oferece um produto de excelente qualidade e quem faz bem”, conta a empreendedora.

“Um erro comum é não dar a devida atenção ao planejamento. Muitas vezes tomamos caminhos que demandam mais energia do que trazem resultados e o planejamento estratégico traz o foco necessário. Além de planejar bem a empresa, é muito importante planejar como será a rotina, para haver equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Com planejamento é fácil se perder em meio às demandas do dia a dia. Sem organização o caminho natural é o de não haver equilíbrio e o empreendedor se sentir atropelado diariamente pelas demandas do dia a dia”, conta Roberto Maciel.

Sobre a Maré Chocolate

Lançada em agosto de 2020, a marca aposta em tabletes 100% naturais e plant-based, sem leite, glúten ou soja. Além disso, os chocolates são feitos com apenas três ingredientes (cacau orgânico, açúcar de cacau orgânico e algum açúcar natural) e contam com produção slow food – maturados por dias em baixa temperatura no moinho de granito rosa. Outro ponto importante é o cacau utilizado como matéria-prima pela Maré Chocolate, que ainda é cultivado pelo método cabruca – um sistema agroflorestal que preserva a Mata Atlântica nativa do Sul da Bahia. Por conta da boa procedência da sua matéria-prima, os produtos da marca carioca ainda recebem o selo IG – rastreabilidade que garante não só a qualidade do cacau, como também a qualidade de vida dos trabalhadores na roça, o comércio justo e o respeito ao meio-ambiente.

Facebook
Twitter
LinkedIn