Anúncio de reunião sobre crise financeira anima as Bolsas

 As principais Bolsas da Europa operavam em alta nesta segunda-feira, seguindo a tendência dos mercados asiáticos, estimuladas pelo anúncio de uma reunião mundial sobre a crise financeira.

Londres registrava alta de 1,45%, Frankfurt de 1,83% e Paris de 1,38%. Além disso, Madri ganhava 2,59%, Milão 2,77%, Amsterdã 2,66% e Bruxelas 1,75%.

Os investidores parecem mais confiantes depois que o presidente americano, George W. Bush, anunciou no fim de semana que os principais líderes do mundo pretendem se reunir até o fim do ano para debater a reforma do sistema financeiro mundial.

Na Ásia, a maioria dos mercados fechou em alta nesta segunda-feira.

A Bolsa de Tóquio encerrou a sessão de segunda-feira em forte alta de 3,59%, com os investidores à espera de resultados financeiros melhores que os previstos nas grandes empresas nipônicas e uma leve desvalorização do iene em relação ao dólar.

Já a Bolsa de Manila fechou em queda de 1,7%, no menor nível nos últimos anos.

Sydney registrou alta de 4,3%, Hong Kong ganhou 5,3% e Xangai 2,25%.

Europeus e americanos concordaram no sábado em programar uma série de encontros internacionais, o primeiro deles provavelmente no mês de novembro em Nova York, pouco depois das eleições presidenciais americanas, para enfrentar a pior crise financeira desde 1929.

Atualmente existem grandes temores de uma recessão nos Estados Unidos, em vários países europeus e no Japão. A China anunciou nesta segunda-feira uma desaceleração do crescimento econômico, a 9,0%, no terceiro trimestre de 2008.

Facebook
Twitter
LinkedIn