Aplicativo mostra oportunidades para futuros empresários

Disponível na plataforma Windows, a ferramenta ajuda empreendedores a identificarem perspectivas de negócios na Grande Curitiba

Os empreendedores da Grande Curitiba que planejam investir dinheiro em um negócio, mas estão indecisos sobre qual área e região devem apostar, possuem agora uma ferramenta para ajudá-los a conhecer quais locais e atividades apresentam maior potencial de desenvolvimento.

O Sebrae no Paraná lançou neste mês o aplicativo Oportunidades de Negócios, que fornece informações e levanta questões que devem ser consideradas antes de abrir um negócio. A ferramenta está disponível na plataforma Windows, pelo site negociosemcuritiba.com.br.

O aplicativo foi criado exclusivamente para acesso durante a Feira do Empreendedor 2013 no Paraná, realizada no ano passado, mas, devido ao sucesso, o Sebrae no estado decidiu relançá-lo em uma nova versão. “Não podíamos deixar de oferecer aos empreendedores esse auxílio, que compila em um só programa informações valiosas sobre o mercado de Curitiba e região”, explica consultora da instituição, Acea Evgueni Ratcheva.

Alimentado com dados provenientes de uma pesquisa encomendada pelo Sebrae no Paraná, em 2013, o app reúne as principais oportunidades de negócios existentes na Grande Curitiba. Trata-se de uma ferramenta de simples navegação, em que é possível refinar a busca por cidade e por setor de atuação.

O empreendedor recebe um relatório com informações sobre o tipo de negócio escolhido, uma lista com os órgãos regulamentadores do setor e perguntas que deve fazer antes de pensar em iniciar um negócio. Acea Evgueni acredita que as informações irão ajudar os empreendedores de “primeira viagem”. “É comum as pessoas terem vontade de abrir um negócio e não saberem que caminho seguir, onde e como começar. O aplicativo vai ajudar o empreendedor a considerar, com base em dados palpáveis, quais as melhores alternativas e quais questões precisam ser levantadas antes de levar a ideia adiante”, conta.

Ao final, os interessados podem fazer um cadastro para receber o resultado da pesquisa realizada no aplicativo. A consultora do Sebrae no Paraná ainda explica que quem precisar de mais informações pode procurar as consultorias presenciais do Sebrae no estado ou ainda no site www.sebraepr.com.br.

“A ideia é que a ferramenta ajude o empreendedor a fazer um ‘rascunho’. Para colocar a empresa em prática, o ideal é que seja realizado um plano de negócios. Para isso, eles também podem contar com a ajuda do Sebrae, que oferece consultorias e acompanhamento individual”, destaca. Por enquanto, não há previsão de ofertar a ferramenta em outras plataformas. “Ainda não definimos se vamos lançar o aplicativo na versão Android e iOS. Tudo vai depender da aceitação dos usuários”, complementa Acea Evgueni.

Facebook
Twitter
LinkedIn