App Shapp conecta quem quer compartilhar com quem deseja adquirir conhecimento

A startup Shapp entrou no mercado em 2017 com um aplicativo que busca facilitar a vida de quem quer adquirir novos aprendizados e de quem deseja compartilhar seu conhecimento. Disponível para iOS e Android, o download do app é gratuito e possui mais de 750 mestres cadastrados para dar mais de 70 disciplinas diferentes, espalhados em 200 cidades brasileiras.

As aulas ofertadas estão divididas em cinco áreas: Artes, Ciências, Esportes, Idiomas e Ofícios e Hobbies. Os Shappas, como são chamados os membros da comunidade Shapp, têm à disposição opções que vão desde as mais básicas como inglês, informática, português, matemática e física, até as mais inusitadas como jogos de tabuleiro, skate, oratória, meditação, surfe e até mesmo latim. Há ainda profissionais disponíveis a ensinar culinária, finanças, paisagismo, programação, costura, idiomas chinês e japonês, produção musical, entre outros.

Os mestres podem ser professores com formação clássica, profissionais experientes em sua área de atuação ou até mesmo amadores que se especializaram em algum hobbie e se sintam capacitados a ensinar. Porém, é preciso deixar claro no perfil, qual formação possui e descrever também a proposta de aula. “Acreditamos que todo mundo tem algum conhecimento para compartilhar, por isso, não exigimos diploma dos mestres. A nossa única exigência é que a formação e experiência dele esteja clara na descrição para que o aluno saiba exatamente aquilo que está contratando”, diz André Alves, um dos criadores da startup.

A plataforma funciona por geolocalização e sempre vai mostrar primeiro as opções de aulas mais próximas ao usuário. “Dessa forma, nós fomentamos a economia local e a criação de comunidade”, conta Alves.

O sistema de cobrança pelo contato também é um diferencial da Shapp. O aluno desembolsa R$ 5 e o mestre, R$ 20, pela primeira interação, e a quantia é cobrada apenas no primeiro contato entre as partes. “Se eles decidirem dar continuidade às aulas, podem fazê-lo através de outros meios. Se decidirem continuar utilizando a plataforma, disponibilizamos ferramentas de agendamento e meio de pagamento”, explica André.

A startup é uma iniciativa de André Alves com dois amigos dos tempos da faculdade de engenharia na USP, Conrado Mecchi e Rodrigo Piccoli. Para iniciar, eles investiram R$ 90 mil do próprio bolso, investimento que hoje já chega a R$ 210 mil.

“Nossa meta é alcançar 2% da população brasileira com alguma prestação de serviço”, completa Alves.

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