As mulheres dominam o franchising: quatro empresárias de sucesso para se inspirar

O avanço das mulheres no mercado profissional é um tema bastante discutido nos últimos anos. Sabemos que há desafios e diferenças quando comparado com homens, é isso é algo que merece reflexão.

Atualmente, aproximadamente 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negóciosno Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE.

Mesmo que este número seja tímido, se confrontado com o mercado masculino, não se pode negar que as mulheres, na liderança de grandes empresas, possuem resultados expressivos.

E no franchising não é diferente! Dados do último estudo entitulado como “Liderança Feminina no Franchising”, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que as franquias que possuem mulheres no comando podem ter um faturamento 30% maior em relação ao público masculino.

Seja por mais dedicação, focoe até mesmo resiliência, as mulheres no comando se destacam em cargos de liderança e no empreendedorismo.

Confira algumas destas mulheres dentro do mercado de franchising, que se destacam e são inspirações para outras empresárias, incentivando a sempre persistirem e superarem os desafios do mercado profissional:

“Se reinventar diariamente e enxergar oportunidades na dificuldade são os meus segredos”

Luzia Costa – CEO da Sóbrancelhas

Luzia está a mais de 15 anos focada no mercado de beleza e estética. A empresária, antes de conquistar a posição que possui atualmente, foi manicure, dona de carrinho de lanches, teve lanchonete, pizzaria, faliu, vendeu biscoitos caseiros, produziu tomates secos e pirulitos, teve tenda de massagem na praia, mas nunca desistiu de ter seu negócio próprio.

Com sua visão empreendedora, que é destaque em todos os momentos da sua vida por sempre inovar em meio a momentos difíceis, há pouco mais de 7 anos Luzia inovou implantando na Sóbrancelhas o exclusivo modelo de quiosque ´para a prestação de serviços de embelezamento facial, o que levou a rede a alcançar o número de maior marca no mercado de sobrancelhas no segmento de quiosque.

E não para por aí!Além do sucesso da Sóbrancelhas, Luzia também está a frente de mais 7 marcas.

O segredo, segundo ela, está em enxergar oportunidades na dificuldade e se reinventar diariamente.

“Eu tinha uma vida confortável e com menos responsabilidades, mas hoje sou mais feliz”

Brunna Farizel – Splash Bebidas Urbanas

A capixaba Brunna Farizel acumula mais de 10 anos de experiência como executiva na área comercial e de novos negócios no mercado de luxo. Em 2018, mesmo com uma carreira já consolidada e em um momento em que todos buscam a estabilidade, ela resolveu mudar. Em sociedade com o esposo, Lucas Moreira, ela trocou a vida corporativa pelo empreendedorismo, fundando a Splash Bebidas Urbanas, especializada em bebidas e alimentos prontos para o consumo, com sabores bem brasileiros.

Um dos principais motivadores para a mudança de carreira de Brunna foi a gravidez da primeira filha Helena, hoje com 3 anos. A intenção era ter mais qualidade de vida e tempo para acompanhar o crescimento da pequena. “Eu tinha uma vida confortável e com menos responsabilidades, mas hoje posso dizer que o empreendedorismo me trouxe mais felicidade. Hoje, trabalho muito mais, porém sou dona da minha agenda e meu processo criativo é reconhecido”, afirma a executiva. A Splash Bebidas Urbanas possui atualmente 45 franquias. Agora Brunna também é mãe de Sophia, de 1 ano, e responsável por toda parte estratégica de concepção de novos produtos, marketing e comunicação da rede.

“Tenha pessoas que acreditem nos seus sonhos: lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive empreendo”

Leiza Oliveira – CEO da Minds

O caminho do empreendedorismo foi trilhado cedo por Leiza Oliveira. Aos 16 anos vendia lingeries que ela mesma costurava,ofício que aprendeu com a mãe, que tirava da costura sua fonte de renda. A vontade de ter seu próprio negócio sempre esteve como sua meta pessoal.

“A Minds foi a realização do sonho de ter meu próprio negócio, e eu fui crescendo conforme a rede crescia também. Morei nos EUA, dois anos, para trazer o melhor para o meu negócio. Além disso, comecei a diversificar minha cartela, hoje tenho fazendas de corte de gado e uma rede de motéis. Nós mulheres temos este olhar amplo para os negócios, conseguimos manejar tantas funções e isso nos negócios é essencial”, explica a CEO.

“Empreendo para transformar vidas pela educação”

Luciana Fontes – Superintendente do CEBRAC

Luciana Fontes, jamais imaginou estar à frente de uma rede de mais de 80 escolas espalhadas pelo Brasil. A superintendente do CEBRAC, não perde a doçura mesmo liderando várias equipes ao mesmo tempo.

E traz os ensinamentos da filha de doze anos para sua equipe. “Ser mãe aos 40 e ser superintendente do CEBRAC me fez perceber que cada pessoa é diferente e o quanto é enriquecedor termos um time com diversidade. É uma troca! E, nós mulheres sabemos desde cedo ser empreendedoras de nossas jornadas e trazer isso para a rede foi fundamental”, explica
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de: