Associação Brasileira de Automação promove missão técnica na Alemanha

Carros autônomos e ecossustentáveis, lojas operadas por robôs, sistemas de controle de estoque com câmeras e sensores infravermelho, inteligência artificial. Na Alemanha, essas não são mais tendências, mas parte da realidade de várias indústrias e empresas de logística. Para proporcionar ao empresários brasileiros o conhecimento sobre os avanços da tecnologia, a missão técnica internacional organizada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil começa hoje uma série de visitas a empresas como DHL, Siemens, BMW, o Instituto de Tecnologia Têxtil RWTH AACHEN University, o Digital Capability Center (DCC) AACHEN e o CeBIT 2018, maior evento de tecnologia das comunicações em Hannover, Alemanha.

Mais do que ter acesso a esse conhecimento, os empresários buscam oportunidades de aplicar as novidades em seus negócios no Brasil. A agenda de visitas foi preparada pela curadoria especializada da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que inclui apoio logístico 24 horas e tradução simultânea. As visitas técnicas às empresas e instituições educacionais percorrem as cidades de Colônia, Hannover e Munique. No Centro de Conhecimento (KnowledgeCenter) da GS1 Alemanha, por exemplo, a comitiva irá vivenciar a robótica na cadeia de valor digital, embarcar em uma jornada de compras interativa (omnichannel) ou fazer experiências práticas de aprendizagem em um ambiente realista.

No centro, podem-se desenvolver ideias inovadoras em salas inspiradoras e transformá-las em protótipos tangíveis. E m& aacute;quinas que permitem a colocação de componentes eletrônicos em tecidos, integram impressão digital e sistemas de bordados com tecnologia de fios condutores são o destaque do Instituto de Tecnologia Têxtil RWTH Aachen University, uma das visitas programadas.

O roteiro inclui ainda o Centro de Inovação DHL com um tour guiado para mergulhar profundamente em soluções da logística do futuro. Um carro da Fórmula E que mostra as soluções de logística sustentável da DHL, mobilidade inteligente e inovações automotivas. Na BMW GroupPlantLandshut, será possível conferir os componentes-chave para os modelos BMW. Considerada centro de excelência, a planta de Landshut estabelece tendências para toda uma indústria automobilística.

Já as instalações da Siemens são um excelente exemplo de automação e combina os mundos real e virtual: os produtos se comunicam com as máquinas e todos os processos de produção são integrados e controlados de forma otimizada para garantir a menor taxa de defeitos possível. Os produtos controlam seus próprios processos de fabricação, ou seja, indicam às máquinas de produção quais os requisitos que eles possuem e quais as etapas de produção que devem ser tomadas. Este sistema marca o primeiro passo para a criação da Indústria 4.0.

O objetivo da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é auxiliar a maximizar os resultados da feira, estimulando o networking com as principais lideranças europeias. A CeBIT é dirigida aos setores industrial, atacadistas, bancos, serviços, agências governamentais, cientistas e todos os apaixonados pela tecnologia. Além disso, é uma plataforma para inovações e geração de contato com potenciais compradores e fornecedores de diferentes países. Oportunidades não faltarão a quem quiser desbravar o que há de mais recente em transformação digital, Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT).

Facebook
Twitter
LinkedIn