Atendimento diferenciado vira marca registrada de rede de franquia

Pioneirismo e inovação são palavras-chave na trajetória de sucesso do casal Lindolfo e Elza Martin, criadores da Multicoisas, loja que comercializa uma grande variedade de produtos de utilidades para casa, escritório e jardim. São mais de 4 mil produtos, que vão desde parafusos até acessórios de informática, artigos para cozinha, banheiro, eletroportáteis e peças hidráulicas, entre outros. Tudo distribuído em 15 departamentos. Além da variedade de produtos, há um diferencial: o atendimento. Isso porque os clientes contam com um verdadeiro serviço de consultoria dos vendedores, capacitados para ajudar a encontrar a solução mais satisfatória para o consumidor.

A Multicoisas é exemplo de como um negócio pode começar pequeno e, com boas soluções para o cliente e uma gestão séria e dedicada, tornar-se um gigante de mercado. Quando iniciou sua trajetória, 1984, a loja era uma microempresa. Depois de seis anos, com o desenvolvimento do negócio e do ingresso no franchising, a Multicoisas teve um crescimento expressivo e hoje é formada por uma rede de lojas que lhe confere o status de empresa de grande porte.

Para Lindolfo Martin, o Sebrae faz parte dessa história de sucesso. Ele conta que há 20 anos participou, pela primeira vez, do Empretec, seminário que simula situações que estimulam o empreendedor a desenvolver mais habilidades sobre negócios e tomada de decisões. “O Sebrae teve grande participação no desenvolvimento do meu negócio. Além do Empretec, estive em várias convenções, cursos e também da rodada de negócios. Hoje, sempre oriento empreendedores a buscar apoio do Sebrae para desenvolver habilidades”, diz Martin.

De acordo com a empresa, para fortalecer o atendimento diferenciado a franqueadora percebeu a necessidade de criar um centro próprio de formação e treinamento para seus franqueados e funcionários. O primeiro centro começou suas atividades em 1992, e deu origem ao que é hoje a Universidade Multicoisas, um prédio próprio, com seis salas de aula (teórica e prática), em Campo Grande, distribuídas em 800 metros quadrados. Além da experiência presencial, a Universidade também é responsável por mais de 40 cursos de ensino a distância, realizados via web.

Diferencial

Lindolfo explica que o atendimento cordial e simpático faz com que os clientes se sintam à vontade. Um diferencial importante da rede é o cuidado com a formação e o treinamento dos vendedores. “Esses profissionais passam por um completo período de aprendizagem, no qual detalhes sobre o funcionamento dos produtos, assim como temas mais amplos, como elétrica e hidráulica, por exemplo, são abordados. Mais que um vendedor, a ideia é que o funcionário seja um verdadeiro consultor para auxiliar os clientes”, esclarece.

O modelo de negócio da Multicoisas deu tão certo que Lindolfo e a esposa resolveram criar a franquia da loja, primeira desse segmento no Brasil. Hoje, são mais de 200 franqueados em 19 estados e Distrito Federal. Desse total, quatro unidades são próprias, incluindo os locais voltados para formação e treinamento. Toda a rede tem um fluxo mensal de 695 mil visitas. A Multicoisas conta, ainda, com dois Centros de Distribuição, sendo o principal em Osasco (SP) e outro em Campo Grande (MS).

“Quando eu comecei a fazer franquia, eu precisava estudar o comportamento do empreendedor, para ter uma base para convencê-lo de que meu negócio era vantajoso. E precisava também estimular a disciplina entre os franqueados e a ter atitude e comportamento empreendedor”, lembra Lindolfo. “Acho muito importante ter atitude empreendedora e adquirir novas compreensões para ter uma empresa longeva”, completa.

Começo  

Segundo o histórico do empreendedor, nascido em Maringá (PR) e radicado em Campo Grande (MS) desde 1978, o primeiro desafio foi iniciar o negócio com capital limitado, emprestado do pai, que foi, aproximadamente, o valor de um fusca na época. “Meu sonho já era construir uma organização que valoriza o conhecimento e as pessoas, além de oferecer um atendimento de qualidade com orientação técnica e preço justo”, explica Lindolfo. O primeiro negócio do casal Martin foi uma loja de materiais de construção, chamada Multicasa, aberta ainda em 1978 – a Multicoisas começou em 1984.

A Multicoisas recebeu várias condecorações do mercado. Uma delas é o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) à rede desde 2004. Em 2012, conquistou o prêmio de melhor franquia em seu segmento, sendo hoje hexacampeã neste quesito, pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo. O feito foi repetido em 2014 e, em 2015, a rede ganhou o prêmio de melhor franquia do Brasil. 

Facebook
Twitter
LinkedIn