Aumenta demanda pela Telemedicina e empresas se adaptam aos novos hábitos

Daniela Parizotto AsQ empreendedor

Nos períodos de mais gravidade da disseminação do coronavírus, os pacientes voltam a preferir as consultas virtuais. Mas o hábito pode se consolidar.

Uma pesquisa da AsQ, empresa especializada em gestão de saúde, apontou um aumento de até 320% no número de atendimentos por telemedicina realizados pela empresa em janeiro deste ano em relação a novembro do ano passado. O período corresponde ao surgimento e disseminação da variante Ômicron do coronavírus no Brasil.  

Em novembro, os profissionais da AsQ realizaram 2.723 atendimentos de forma remota. Em dezembro foram 4.516 e em janeiro, 11.466. Desses, 91% foram consultas referentes a casos confirmados ou suspeitos de Covid.

A transmissibilidade elevada da nova variante impacta os dados mesmo na comparação com o mês de janeiro de 2021, quando chegaram as primeiras doses de vacina ao País. Em relação àquele mês, a variação foi de 73%.

O atendimento remoto se consolidou durante a pandemia. “A consulta por telemedicina garante ao paciente mais velocidade no contato com o profissional de saúde, que faz a primeira avaliação e o melhor encaminhamento de cada caso”, diz Daniela Parizotto, Gerente de Atenção Integral à Saúde da AsQ, que faz a gestão de serviços de telemedicina para operadoras de planos de saúde, empresas e autogestões.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, que representa os principais operadores de telemedicina do Brasil,  entre 2020 e 2021 foram mais de 7,5 milhões de atendimentos no Brasil. O índice de resolutividade dos atendimentos foi de 91%.

O crescimento da demanda impulsiona também outros negócios. A própria AsQ, que lançou plataforma educacional especializada em cursos para a área de saúde, oferece aulas específicas para médicos e profissionais se prepararem para realizar o teleatendimento da melhor forma.

 

Sobre a AsQ  – A AsQ é uma empresa especialista em gestão de saúde com atuação na saúde suplementar. Presente em todo Brasil, seu portfólio de serviços é altamente especializado em reduzir desperdícios, otimizar recursos em saúde e garantir o cuidado centrado nas pessoas. A Jornada de Cuidado da AsQ é uma solução completa e modular, customizada conforme a necessidade do cliente, com serviços como: Atenção Primária à Saúde (clínicas de APS, franquias e atendimento virtual); Regulação e Auditoria (gestão do paciente internado, auditorias beira leito, gestão de paciente oncológico); Telemedicina (TeleNutri, TelePsico, TeleNurse, Teleespecialista); Gestão de Cuidado (gestão de crônicos, Gestão de casos e de pessoas saudáveis); Consultoria de Sinistros e Covid Monitor. Com modelos de pagamento Fee for Service e Success Fee, ou seja, remuneração por resultados. 

Facebook
Twitter
LinkedIn