Aumento no número de falências acende alerta para gestão financeira de empresas

Cuidados com equilíbrio entre gastos e ganhos permite que empresários possam planejar crescimento

Redação 14/11/2019
Redação 14/11/2019

Fazer uma empresa progredir em um mercado disputadíssimo é um desafio aos empreendedores brasileiros. Dentre as empresas que tiveram falência decretada em 2018, 96,5% delas eram de pequeno porte, segundo dados divulgados pela Boa Vista. Muitos destes negócios foram afetados pela falta de planejamento e controle. Para fugir das estatísticas que apontam que uma a cada quatro empresas encerram as atividades antes mesmo de completar dois anos, de acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é importante uma gestão eficiente das receitas.

A maturidade para gerir gastos e ganhos, organizar o pagamento de impostos e encontrar formas de reinvestir é essencial para a saúde financeira das empresas. “É preciso ter uma relação saudável com o dinheiro. Controlar tudo com exatidão desde o início permite ter uma perspectiva realista sobre o crescimento da empresa, com distinção entre os gastos fixos e aqueles variáveis”, orienta a Especialista em Investimentos e Educação Financeira da Unicred SC/PR, Vivien Aucar.

Custos com fornecedores, pagamento de pessoal e contas de água e luz fazem parte das despesas fixas. Despesas variáveis são aquelas contas que mudam de acordo com o volume de produção ou volume de vendas. Alguns exemplos são comissões e impostos sobre vendas. Entender corretamente este conceito é de extrema importância para que os resultados sejam apurados da maneira correta.

Além de ter um controle efetivo de todas as despesas do dia a dia é necessário planejar os próximos passos da empresa. “O olhar do empresário tem que estar voltado tanto ao presente quanto ao futuro para que o negócio possa prosperar. Ter uma reserva financeira também é essencial para momentos de imprevistos”, afirma Vivien.

A especialista destaca ainda a necessidade de que o empresário esteja em constante aperfeiçoamento. “Há diversos conteúdos disponíveis online que podem dar suporte para a gestão adequada da empresa, com planilhas e textos extremamente informativos”, pontua. A Unicred oferece para cooperados e comunidade o Portal Sua Saúde Financeira (www.suasaudefinanceira.com.br) onde é possível ter acesso gratuitamente a diversos materiais que tem por objetivo descomplicar o universo das finanças.