Benefícios parados no INSS: startup cria calculadora de tempo de contribuição

Segundo o instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o estoque de benefícios parados no órgão já atingiu cerca de 2 milhões de pessoas. O diretor de Atendimento do INSS, Castro Junior, afirma que a responsabilidade da demora são os sistemas que não foram adaptados às novas regras da Reforma da Previdência, que foi aprovada há 2 meses no Congresso Nacional.

Entretanto outros sistemas já estão preparados para a Reforma e já ajuda milhares de pessoas a calcularem o benefício. Um exemplo é o site Previdenciarista, plataforma inteligente que oferece serviços para que os advogados economizem tempo e dinheiro com rotinas previdenciárias. Pensando em facilitar ainda mais a rotina destes profissionais, a startup criou em seu site  a calculadora de tempo de contribuição, que permite fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos – bastando o usuário enviar o CNIS do segurado para a tecnologia organizar todos os vínculos rapidamente; ter o diagnóstico de todos os benefícios disponíveis do segurado; e as melhores petições para cada caso do cliente do advogado. 

“A plataforma já está a frente do próprio INSS e já calcula todos os benefícios de forma atualizada com a Reforma da Previdência. É muito simples: O advogado insere os períodos que o segurado possui contribuição ou envia o CNIS do INSS e o sistema puxa automaticamente os períodos, informando atividades especiais, conforme o caso. A calculadora retorna um relatório com todos os benefícios aptos ou não, tanto antes como depois da Reforma. Isto possibilita que o usuário terá todas as informações necessárias de forma rápida e segura, otimizando tempo”, explica o cofundador do Previdenciarista, Renan Oliveira.

Para ele, os advogados perdem muito tempo com cálculos previdenciários, o que afeta no desempenho do trabalho e no atendimento aos seus clientes. “O objetivo do Previdenciarista é tornar a vida dos profissionais do Direito menos burocrática. Ele não precisa ocupar espaço da rotina para fazer contas e escrever petições enormes, pois o Previdenciarista já faz isso por ele”, destaca.

Tecnologia para desafogar a rotina dos advogados

Além da calculadora, o Previdenciarista desenvolveu outras ferramentas que otimizam e automatizam a rotina dos profissionais. A startup disponibiliza relatórios de tempo e renda para cada benefício, indicação das melhores petições para o benefício selecionado pelo advogado, autopreenchimento das petições com os dados do cliente e advogado, gestão dos clientes previdenciários, histórico de eventos do cliente e armazenamento de cálculos, petições e documentos do cliente na nuvem.

A plataforma está no ar desde 2013 e foi desenvolvida a partir dos mais de 15 anos de experiência dos seus fundadores. A plataforma está no ar desde 2013 e, até 2018, somou mais de 2 milhões de visitas e cerca de 10 milhões de visualizações de páginas.

“Ao criar o site nossa ideia principal foi conseguir ajudar os advogados a melhorarem suas rotinas por meio da tecnologia. Com o apoio dos nossos materiais, eles entregam um trabalho eficiente e de qualidade para seus clientes e conseguem otimizar seus processos, atendendo mais clientes também”, finaliza Renan.

Facebook
Twitter
LinkedIn