Blogs e redes sociais são ótimas fontes de pesquisa de mercado

Os blogs, sites de comunidades e de criação de conteúdo coletivo na internet podem ser utilizados pelas empresas para aumentar a comunicação com os clientes e analisar as opiniões dos mesmos.

Segundo o estudo Paper Blogs e Comunidades On-line: pesquisa 2.0, feito pelo Ibope Inteligência, as redes sociais podem ser uma fonte de informação sobre o relacionamento entre as marcas e seus consumidores.

"Uma parcela crescente do uso da internet foge da lógica do modelo de transmissão de um para muitos e passa a ser baseada na transmissão de idéias, opiniões e conteúdo de muitos para muitos, constituindo-se em um rico espaço de informações sobre o comportamento dos consumidores e a atitude dos mesmos em relação às marcar", afirma o diretor de análise de mercado e de novos negócios do Ibope Inteligência, Marcelo Coutinho.

Empresas brasileiras

Para as empresas brasileiras esse tipo de ação pode ser muito importante, já que o país possui uma das maiores taxas de utilização de blogs e de sites de comunidades.

Segundo o Comitê Gestor da internet no Brasil, cerca de 40 milhões de brasileiros utilizam a rede regularmente, sendo que 64% desse total participa de sites de comunidades e 13% criam blogs. Além disso, o país também é o líder em horas de utilização da internet em domicílio.

Porém, ao invés de observar o que é dito nesses sites, anunciantes e institutos pautam questionários e formulários, assumindo uma postura de controle em relação às pesquisas.

"Existe muita resistência em experimentar novas metodologias e buscar novas práticas que não sejam necessariamente qualitativas ou quantitativas, mais uma mistura de ambas", afirma Coutinho.

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