Boleto eletrônico para pagar contas será lançado nesta terça-feira

A partir deste terça-feira (21), os consumidores poderão contar com uma opção de pagamento que irá livrá-los das faturas em papel. Trata-se do projeto DDA (Débito Direto Autorizado), da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Com o projeto, todos os títulos de cobrança serão apresentados eletronicamente por bancos de relacionamento dos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Com previsão de entrar no ar em 12 meses, não estarão contemplados, em um primeiro momento, as faturas de telefonia, gás e água. Inicialmente, 129 bancos devem participar do novo sistema, segundo previsão da Febraban.

Benefícios
Entre os benefícios para o cliente, está o fato de que não será mais cobrado pela emissão de boleto. Além disso, haverá menos filas nas agências, devido à utilização do meio eletrônico, e diminuição da emissão de papel. A Febraban estima que essas cobranças via boleto gerem algo em torno de 2 bilhões de papéis por ano. Com o DDA, a previsão é de que haja redução de 40% desta emissão.

A federação acredita, ainda, que haverá uma maior segurança ao cliente bancário, já que o boleto físico não estará mais sujeito a extravios, danificações e fraudes. Em torno de 520 milhões de boletos devem ser tirados de circulação.

Funcionamento
No sistema atual, os bancos cedentes emitem os títulos de papel e os enviam aos clientes, que escolhem um banco para pagamento.

Pelo novo modelo, os bancos cedentes verificam se o cliente é cadastrado eletronicamente, geram a fatura eletrônica e enviam ao débito direto autorizado, que armazena as faturas eletrônicas. O banco do cliente consulta neste DDA os títulos eletrônicos e os apresenta a diversos canais disponíveis para o cliente. Assim, o usuário pode efetuar o pagamento pelos canais disponibilizados pelo seu banco.

Facebook
Twitter
LinkedIn