“Brewdog brasileira” evita crescer com franquias e aposta em investimento coletivo

Um negócio que envolve inovação tecnológica com burritos, tacos e nachos, que cresceu 1000% nos últimos três anos, é a nova aposta na atual rodada de captação de investimentos coletivos da Cap Table. Trata-de do Oak’s Burritos, rede de restaurantes de comida mexicana que traz um processo de crescimento escalável baseado no uso tecnologia e de um modelo de gestão inovador. O valor a ser captado é de R$ 1,1 milhão, sendo que nas primeiras 24 horas da rodada foram arrecadados mais de R$ 270 mil. Qualquer pessoa poderá se tornar investidora a partir de R$ 1.100,00 nesta empresa que pretende faturar R$ 40 milhões em 2024.

Fundada por dois amigos recém-chegados de seus intercâmbios em 2009 quando tinham 21 anos, a Oak’s Burritos apostou no sabor do México e Califórnia e logo conquistou o paladar do público gaúcho. Em dez anos, abriu unidades no Rio de Janeiro e São Paulo e prevê faturar R$ 5 milhões em 2019. O plano é ambicioso: aumentar em oito vezes o faturamento anual em cinco anos ao acelerar um plano de expansão diferenciado batizado de “Modelo Bridge”, que evita seguir o caminho do franchising tradicional.

“Para a nossa expansão, adotar o sistema de franquia tradicional não faz sentido. Decidimos olhar para dentro da empresa e percebemos que havíamos desenvolvido uma filosofia e jeito de trabalhar que nenhum franqueado conseguiria entender em um manual”, explica Fabrício Leite, co-fundador da Oak’s Burritos. No Modelo Bridge, a empresa prioriza seus funcionários para identificar potenciais talentos que tenham vocação para empreender em uma nova unidade, sempre valorizado o que a pessoa tem de melhor.

Um plano de carreira foi criado para fazer com que o futuro empreendedor tenha vivência desde o atendimento ao cliente até o gerenciamento de unidade. Depois de convidado para empreender, a Oak’s Burritos financia a abertura de uma nova unidade para este novo parceiro. Em troca, cobram-se royalties e um valor sobre o desempenho financeiro da unidade para cobrir esse aporte inicial. “Foram quatro unidades abertas desta forma e já chegamos à conclusão de que essa é a melhor maneira de fazer com que as duas pontas da história ganhem dinheiro”, relata Rafael Lima, cofundador da empresa.

Por mais que possa parecer um negócio tradicional de alimentação, chama a atenção no Oak’s Burritos o desenvolvimento de ferramentas e processos que agilizam e tornam esse modelo escalável. Por meio de automação digital, apenas duas pessoas são capazes de executar todo o processo financeiro e contábil de até trinta unidades, algo visto como inviável no mercado em geral. O plano é contar com 21 lojas até 2024.

Além da opção de evitar franquias tradicionais, Fabrício e Rafael escolheram usar a ferramenta de equity crowdfunding para conseguir investidores e aumentar a comunidade de apoiadores da marca. Ao anunciarem esse plano, foram chamados de a “Brewdog Brasileira”, uma referência à cervejaria escocesa Brewdog que arrecadou R$ 315 milhões de 70 mil investidores e não têm planos de adotar outra forma de capitalização que não seja investimento coletivo, o que só gerou indicadores positivos até o momento.

Sobre a CapTable 

Sediada na capital gaúcha, a Cap Table é uma plataforma de investimentos em startups em que, com valores a partir de R$500,00, qualquer pessoa pode se tornar investidora de uma das iniciativas do portfólio. A CapTable é uma joint venture entre a StartSe e a holding CFG (Crowdfunding Group), que abriga também a fintech, plataforma de investimentos no mercado imobiliário. Os cofundadores da CapTable, Guilherme Enck e Paulo Deitos, participaram ativamente da atividades e discussões que culminaram na publicação da Instrução CVM-588 que regulamentou o setor no país.

 

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