Cabeleireira fatura seu primeiro R$ 1 milhão e compra rede de franquias

“Optamos por não participar da crise e isso virou um mantra dentro da empresa”, explica a empresária Sônia Leonardi, hoje dona da rede Infobeleza

Redação 06/03/2019
Redação 06/03/2019

De um salão de beleza na lavanderia de casa a dona de uma rede de franquias profissionalizante na área da beleza. Sônia Leonardi hoje assina como diretora da marca Infobeleza e fatura cerca de R$ 2 milhões por ano.

No interior de São Paulo, Sônia começou sua trajetória fazendo cursos gratuitos de cabeleireira e manicure daprefeitura. Logo depois, foi convidada para ser professora do curso de cabeleireiros em uma rede de escolas que hoje é sua concorrente. Em poucos meses, passou de professora a gerente da unidade.

Foi então, que se deu conta de que poderia ir além. “Saí da empresa em que trabalhava e contratei uma coach para decidir o que faria da minha vida. Durante esse processo, descobri que gostava de pessoas e dessa área. Se eu tinha capacidade para gerenciar uma empresa com tanto afinco, então também poderia ter o meu próprio negócio”, conta Sônia.

O primeiro passo da empresária foi procurar um negócio similar ao que trabalhava e que pudesse investir. Ela encontrou a Infobeleza, uma franquia poderia usar sua experiência em escola de beleza para crescer em próprio negócio. “Estourei o cheque especial e investi em uma unidade da marca em Bragança Paulista. No primeiro mês, nós fizemos 200 matrículas e faturamos R$ 200 mil. Com esse faturamento consegui fôlego para pagar tudo”, revela.

No ano seguinte, Sônia e seu marido, Jorge Leonardi, investiram em mais uma unidade da franquia em Atibaia. Hoje, só com as duas unidades, eles faturam cerca de R$ 2 milhões por ano, com faturamento mensal médio em torno de R$ 160 mil.

Com o sucesso na direção das franquias, foi proposto ao casal comprar a marca de franchising. Em maio de 2017, Sônia e Jorge sumiram a direção da Infobeleza e todas as suas unidades.

Para a empresária, o segredo do sucesso é focar no sucesso, no resultado e acreditar em si mesmo. “O ano de 2015, quando compramos a primeira franquia da Infobeleza, foi o ano que mais faturamos e foi o pior ano de crise econômica no Brasil. Na minha empresa, a palavra ‘crise’ foi proibida. Nós optamos por não participar da crise. Isso virou um mantra dentro da empresa”, ressalta Sônia.

Dicas para quem vai investir na área da beleza

Sônia explica que essa é a área que mais cresce no Brasil. O mundo está cada vez mais preocupado com a aparência e com o bem estar. As mulheres deixam tudo de lado, mas não deixam de se cuidar. “Eu montei um salão nos fundos daminha casa, na lavanderia. Tinha clientes que vinham cortar cabelo comigo de domingo. No Natal de 2012, nós faturamos R$ 1,5 mil. Meu marido servia cafezinho enquanto eu atendia as clientes. O que eu quero dizer com isso é que só é possível crescer se houver esforço e sacrifício. É possível ganhar muito dinheiro na área da beleza e se tornar um empreendedor de sucesso, mas é necessário abrir a mente para ser um empreendedor de sucesso e manter o foco nos resultados”.