Cade aprova criação da maior empresa mundial de suco de laranja

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje (14) a criação da maior empresa do mundo de suco de laranja, proveniente da fusão da Citrosuco/Fischer e da Citrovita, do Grupo Votorantim. A autorização foi concedida por votação unânime dos conselheiros. No entanto, a união das companhias foi condicionada a assinatura do Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) para preservar a negociação entre os produtores independentes, que se sentem prejudicados pela operação.

O TDC visa a garantir o acesso de informações pelos produtores. Com isso, os citricultores terão acesso a dados sobre preço cobrado pelo suco de laranja no mercado externo, tamanho da produção própria e rentabilidade de suco por caixa de laranja. A ideia é que com a transparência das negociações, os produtores tenham informações suficientes para formar os preços. Além disso, as companhias se comprometem a não aumentar as plantações de laranjas existentes pelos próximos cinco anos.

Segundo o relator do processo, conselheiro Carlos Ragazzo, a assinatura do TCD objetiva resguardar os produtores da criação da gigante do segmento. A fusão foi anunciada em 14 de maio de 2010.
A empresa vai deter 45% do mercado produtor de suco de laranja no Brasil. O percentual supera o da Cutrale, que detém 35%.

A nova companhia terá sete fábricas, oito terminais e cinco navios, além de pomares no Brasil e no exterior. Citrovita e Citrosuco dominarão ainda 25% do mercado mundial de suco.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn