Cadernos reúnem experiências de inovação de empresários

Publicações analisam avanços em áreas como engenharia, tecnologia, indústria, comércio e serviços

O Sebrae lançou, durante o Encontro Nacional dos Agentes Locais de Inovação (ALIs), a primeira edição dos Cadernos de Inovação em Pequenos Negócios. A publicação reunirá artigos com as 52 melhores experiências de inovação nas micro e pequenas empresas, a partir dos atendimentos prestados pelos agentes. O trabalho será disponibilizado no portal do Sebrae e terá formato de e-book para smartphones e tablets, além da plataforma do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) do Instituto Brasileiro de Inovação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para consulta internacional.

A publicação se desdobrará em três cadernos, que possuirão temáticas específicas: Engenharia, Tecnologia e Energia (Petróleo, Gás e Naval, Energias renováveis, Defesa, Aeronáutica e Espacial, TIC/Complexo Eletrônico, Construção Civil, Metalurgia, Bens de Capital, Química e Mineração), Indústria (Móveis, Automotivo, Agroindústria, Calçados, Têxtil, Confecção e Jóias, Celulose e Papel) e Comércio e Serviços (Serviços logísticos, Serviços, Comércio, Saúde, HPPC – Higiene, Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

O objetivo do programa ALI, presente em todos os estados e no Distrito Federal, é fazer com que a inovação seja parte do cotidiano da empresa. Ele é executado pode meio de parceria entre Sebrae e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que viabiliza bolsas para cerca de 1,1 mil agentes que acompanham gratuitamente, por até dois anos, mais de 35 mil pequenos negócios em todo o país. A meta é ampliar o atendimento, em 2014, para 45 mil empresas.

“Temos o grande desafio de sensibilizar os pequenos negócios para a importância da inovação e os ALI cumprem papel fundamental para superarmos isso. Inovação é condição básica de competitividade no mercado. A divulgação desses casos é uma nova contribuição do programa para o fortalecimento das micro e pequenas empresas”, afirma Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

O Encontro Nacional dos ALI será realizado em duas cidades: nos próximos dias 7 e 8, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e nos dias 25 e 26 de novembro, em São Paulo, no ExpoTransamérica, para as regiões Sudeste e Sul. A programação inclui palestra de Rodrigo Pimentel, ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, que vai falar aos agentes sobre como formar uma tropa de elite. Pimentel inspirou o personagem Capitão Nascimento, vivido no cinema pelo ator Wagner Moura.

Facebook
Twitter
LinkedIn