Câmbio volátil – Dicas para fazer transações em moeda estrangeira

As pequenas e médias empresas (PMEs) e as pessoas físicas movimentam cerca de R$ 1 trilhão por ano em operações que envolvem transferências internacionais de dinheiro, segundo levantamento feito a partir de dados do Banco Central pela Remessa Online, fintech especializada em remessas e pagamentos internacionais. Uma fortuna movimentada em milhares de pequenas operações de importação e exportação de mercadorias e serviços, aportes feitos por investidores estrangeiros em startups, pagamentos e investimentos internacionais, entre outros.Quando há forte oscilação no câmbio, como tem ocorrido nas últimas semanas, PMEs e pessoas físicas nem sempre conseguem compreender todas as questões envolvidas nessa volatilidade. O risco, então, é tomar decisões que atrapalhem os negócios.

“A volatilidade dificulta fazer previsões sobre onde a cotação do dólar vai parar. Por isso, pessoas físicas e jurídicas que realizam operações relativamente pequenas não devem ‘pagar para ver’”, orienta Alexandre Liuzzi, economista e diretor de estratégia da Remessa Online.

Desde o início do ano até a última sexta-feira (26), o dólar subiu 10,49%, de acordo com o Banco Central. À frente de uma carteira com 350 mil clientes que realizam transferências internacionais, Liuzzi aconselha manter a programação e evitar qualquer aposta sobre como ficará a cotação do real frente às principais moedas internacionais.

“A experiência recente mostra que momentos como este dificultam o entendimento entre governo e mercado, provocando incertezas que afetam o câmbio. Por exemplo, o Banco Central pode atuar no mercado e vender dólares para tentar segurar uma alta muito expressiva da moeda norte-americana, porém, o efeito é apenas pontual e a tendência de alta pode continuar, dependendo de vários outros fatores no cenário mais amplo, que envolve uma complexidade dificilmente acessível a quem opera individualmente ou em volumes e frequências menores”, completa.

O economista traz algumas dicas de como atuar nesse momento:

  • Mantenha as operações já programadas e antecipe aquelas que forem possíveis;
  • Evite fazer apostas sobre o câmbio enquanto a volatilidade não passar;
  • Tome as suas decisões baseadas em um dólar mais caro no curto prazo.

Sobre a Remessa Online (powered by BeeTech)

A Remessa Online é uma das principais plataformas digitais de transferências internacionais do Brasil, que permite a pessoas e empresas enviar dinheiro para o exterior ou receber valores em moeda estrangeira de forma econômica, rápida, segura e transparente.

Com 1,5 milhão de acessos mensais, a fintech foi criada em agosto de 2016 e, desde então, atendeu a mais de 350 mil clientes, movimentando R$ 11 bilhões em transações efetuadas entre mais de 100 países diferentes.

A empresa desenvolveu tecnologia proprietária para permitir inclusão digital de novos usuários (onboarding), sistemas de prevenção à lavagem de dinheiro (AML) e de reconhecimento de identidade do cliente (KYC) para operações de câmbio. Além disso, a Remessa Online oferece soluções para tesouraria inteligente (DVP) e integração direta com sistemas de pagamentos internacionais destinados a transferências, pagamentos e investimentos. Desse modo, o cliente tem uma melhor experiência, com um custo até oito vezes menor.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn