Carnaval: lojas virtuais investem em produtos de nicho para faturar durante a folia

As datas comemorativas, como o Carnaval, que neste ano será dia 05 de março, podem ser usadas como estratégia para fidelizar clientes e aumentar vendas. E para as lojas que investem em produtos de nicho como enfeites , fantasias, acessórios, maquiagem e artigos para festas, o faturamento chega a triplicar nesta época do ano.

É o caso da empreendedora Marina Marcassa, que apostou num nicho para ter sucesso no comércio eletrônico e em 2012 abriu a loja virtual Ninnoca (https://www.ninnoca.com.br/) – focada em produtos infantis (de moda e adereços). Entre os produtos comercializados, a empresa disponibiliza fantasias e adereços de carnaval. De acordo com Marina, a loja investe bastante em divulgação neste período e reforça o estoque, com mais diversidade de fantasias. “Durante o ano todo, vendemos as fantasias mais comuns entre as crianças, como as de princesa e herói, que geralmente são usadas em festas e aniversários. Já no carnaval, ampliamos o leque de produtos e as vendas sobem mais de 80% no período”, afirma Marina.

Datas comemorativas são apostas para se destacar no comércio eletrônico

Alfredo Soares, diretor da Loja Integrada e fundador da XTech Commerce, explica que as lojas que não estão nos ramos que tradicionalmente lucram na época, como o Carnaval, podem – e devem – aproveitar o período para realizar ações promocionais e divulgar seus produtos.

O especialista aponta seis estratégias para lojistas que pretendem aproveitar o mês de folia para impulsionarem suas vendas:

Divulgação
Invista em peças personalizadas, mudanças no layout da página, e-mails, banners e posts em redes sociais relacionados à temática.

Acesso mobile
Criar canais de vendas pelo WhatsApp, além de divulgar produtos e promoções pelas redes sociais são algumas das dicas para incentivar o consumo no período.

Embalagens personalizadas
Embalagens especiais de Carnaval para as compras realizadas no período são um pequeno detalhe  que podem agregar valor ao produto e à marca, além de ser uma ótima forma de surpreender os clientes. Oferecer pequenos brindes que remetam à data também pode ser uma estratégia interessante.

Frete grátis
O frete grátis é uma ótima estratégia para alavancar vendas. Os lojistas podem utilizá-lo no período do Carnaval com o intuito de se destacar da concorrência, chamar mais pessoas à sua loja e ajudar a aumentar a taxa de conversão da loja.

Bônus e cupons promocionais
Campanhas que estimulem o retorno do cliente após a data são uma boa aposta. Quem comprar na loja durante o período, por exemplo, recebe um desconto na próxima compra. Esses cupons ajudam a atrair novos clientes, recuperar os que abandonaram o carrinho por algum motivo no passado e, também, fidelizar os que já compram com frequência.

Promoções
O período também oferece uma oportunidade de realizar promoções de produtos que tiveram pouco giro nos últimos meses, movimentando o estoque parado, logo, mais uma chance de atrair novos clientes, por conta dos preços mais baixos.  

 

Sobre a Loja Integrada 

Criada em 2014, a Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais – de maneira prática e intuitiva. Com mais de 700 mil lojas criadas, a empresa faz parte da VTEX e tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas e a mais popular do Brasil. Já são mais de 15 milhões de produtos vendidos e faturamento total dos lojistas de mais de 1 bilhão de reais. Em 2017, a empresa conquistou o Prêmio E-bit de melhor plataforma na categoria para pequenos empreendedores e recebeu o Prêmio E-commerce Brasil na categoria “Tecnologia”.

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