Cinco dicas para ter um time campeão dentro da sua empresa

Ter um  time que trabalhe em sintonia e que vista a camisa é essencial para se ter um negócio de sucesso. Em tempos onde o futebol está em alta e todos os olhares estão voltados para a Russia, é possível tirar algumas lições de dentro do campo e aplica-las no ambiente empresarial. A gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Brandili, Cláudia Orçati Caniceiro , passa cinco dicas para quem quer se inspirar no futebol para ter um time campeão dentro da empesa.

 1 – Trabalho em equipe: O trabalho e comprometimento de toda a equipe, seja em um time de futebol ou em uma empresa, é fundamental para que as estratégias de “jogo” tragam bons resultados. Por isso, investimos no envolvimento de nossos colaboradores de todos os níveis hierárquicos nos negócios da empresa, todos devem se sentir parte do “time” para que estejam prontos para executar suas funções em “campo”. Entendemos que cada colaborador possui características e habilidades únicas que devem ser identificadas, desenvolvidas e valorizadas, como por exemplo, nossos colaboradores “centroavantes” que tem a habilidade e responsabilidade de buscar oportunidades de “gol”, de dar o suporte necessário para que nossa equipe comercial possa surpreender e encantar nossos clientes e espectadores ao “marcar o gol de placa” com nossos produtos.

 2 – Vestir a camisa: Trabalhamos para manter os colaboradores bem informados e conectados ao time, pois acreditamos que isso cria vínculos positivos e gera engajamento. É a vontade de colaborar ainda mais por meio do seu trabalho, de dar o melhor em campo – ir além do seu papel. Isso só é possível com uma comunicação humanizada, que envolve com propósito e que gera identidade. E para que o jogador sinta orgulho em vestir a camisa do time, ele precisa saber a importância do seu papel dentro da equipe. Por isso, nossas comemorações contam com roteiros estruturados que levam em conta a emoção – e menos a racionalidade dos protocolos formais. Reconhecemos e valorizamos boas atitudes, isso faz parte do DNA do nosso time.

3 – Foco: Para que todos estejam focados, precisamos gerar entendimento e dar sentido, mostrar nosso propósito como time – o que fazemos, para quem fazemos e como fazemos. A vivência e a prática dos nossos valores como empresa, como um time, nos ajuda a responder essas perguntas, nos ajuda a caminhar em uma mesma direção. Nossos valores nos mantêm focados, servem para nos incentivar diariamente a entrar em campo e fazer o nosso melhor, com comprometimento, respeito e amor por nosso torcedor (a criança), e isso nos aproxima dele.

4 – Disciplina: Um time campeão se constrói com disposição e determinação em extrair o melhor dos jogadores e da comissão técnica. Por isso investimos no “treinamento” do nosso time, na avaliação dos nossos processos e produtos para garantir a qualidade dos nossos resultados. E para isso é preciso que todos mergulhem de cabeça e que tenham disciplina na busca pelo aperfeiçoamento contínuo. Acreditamos que uma equipe de jogadores com habilidades diversas nos permite identificar oportunidades de crescimento e melhoria na nossa forma de jogar.

5 – Bom líder: Um líder se faz pelo bom exemplo, pelas boas atitudes e proximidade com sua equipe. Isso só é possível se a liderança tiver voz ativa e estiver preparada para transmitir as informações e direcionar o time. Por isso praticamos a proximidade, além dos investimentos em treinamentos e aperfeiçoamento dos gestores, utilizamos reuniões semanais para que nossos líderes possam informar suas equipes sobre o que acontece na empresa, eles devem ser os responsáveis em passar a informação ao time. O trabalho em equipe “fora de campo” é imprescindível para o sucesso da empresa, para isso contamos com uma “comissão técnica” capaz de avaliar os melhores recursos, estudar novas estratégias e identificar o melhor momento de ajustarmos o time. Afinal, são nossos colaboradores os responsáveis por desenvolver e produzir os produtos que traduzem o respeito e o carinho pelo que fazemos, conquistando a admiração daqueles que nos assistem e deixando orgulhosos nossos clientes torcedores.

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