5 estratégias para alavancar o e-commerce durante esta Semana do Consumidor

dia do consumidor empreendedor dicas

Além de oferecer descontos e realizar campanhas de vendas, existem ações mais inteligentes para promover negócios e fidelizar clientes no período
Considerada uma das datas mais importantes para o varejo no primeiro trimestre, o Dia do Consumidor, comemorado neste dia 15 de março, promete impulsionar vendas durante toda a semana que está inserido, no entanto, segundo a Web Estratégica, consultoria em marketing digital especializada em Marketing de Conteúdo e SEO, existem ações mais inteligentes do que oferecer descontos e realizar ofertas para alavancar o e-commerce na data.

De acordo com a consultoria, é muito importante que as empresas aproveitem esse período para se comunicar e estabelecer relações mais próximas com o seu público, sendo que as cinco principais estratégias que podem ser usadas para isso são:

  • Oferecimento de bônus no ato da compra;
  • Premiações ao cliente por fidelidade;
  • Realizar um upsell e melhorias em planos de assinaturas;
  • Valorizar a experiência do usuário e;
  • Promover ofertas específicas para quem já é cliente, como forma de ampliar o LTV (lifetime value) e conhecer a fidelidade dos seus consumidores.

Nos últimos anos, as vendas online no Brasil têm apresentado uma boa tendência de crescimento. Uma análise do Social Miner aponta que de 2 a 15 de março de 2021, lojas virtuais faturaram mais de R$ 6,3 bilhões durante a campanha do Dia do Consumidor. A data registrou um aumento exponencial frente a 2020, quando obteve R$ 1,4 bilhões em faturamento, segundo a Ebit Nilsen.
De acordo com a Web Estratégica, as categorias de produtos mais vendidos no período no ano passado foram: moda e acessórios; eletrônicos e informática; departamento; esportivo; casa e decoração; pet shop; e alimentos.
Em relação à expectativa para a data neste ano, a empresa avalia que as buscas e as compras serão mantidas com resultados similares aos de 2021, devido a um cenário macroeconômico com influência da inflação e redução do poder de compra.

 

A empresa de consultoria ainda avaliou o cenário do mercado com base nas pesquisas dos brasileiros no Google pelo termo “Dia do Consumidor” nos últimos três anos, que atingiu nível máximo no índice da Google Trends em 2019, pontuando 100 na escala; nível 40 em 2020 e em 2021 saltou para 83.

 

Com ferramentas que permitem a identificação do que está em alta na internet sobre os mais diversos temas e segmentos, a WE produz conteúdos otimizados com foco em SEO para seus clientes, resultando em tráfego orgânico e, por consequência, uma maior conversão de vendas no e-commerce.

“A análise de palavras-chave pode orientar novos rumos para os negócios e auxiliar na melhoria do ranqueamento de marcas e produtos em sites de buscas, desenvolvendo a Jornada do Cliente de forma inédita” comenta Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica.
Sobre a Web Estratégica – Web Estratégica é uma consultoria em marketing digital especializada em Marketing de Conteúdo e SEO que oferece serviços para geração de tráfego orgânico e criação de conteúdo otimizado para conversão no e-commerce. Com o objetivo de posicionar marcas no meio digital, a companhia desenvolve estratégias e conteúdo otimizado para empresas e produtos melhorarem sua performance na web, bem como, aumentar as taxas de conversão e vendas.
Com dez anos de atuação no mercado brasileiro e no exterior, a Web Estratégica possui mais de 50 milhões de acessos gerados e monitorados mensalmente, mais de 130 clientes atendidos e mais de cinco mil conteúdos de alta conversão criados. Recentemente, a empresa conquistou o selo GPTW (Great Place to Work) como uma das melhores empresas para se trabalhar no país. Mais informações no site.

Facebook
Twitter
LinkedIn