Com mais unidades e empregos, setor de franquias cresce 5,9% no 2º TRI de 2019, aponta pesquisa da ABF

O mercado de franquias registrou um crescimento nominal de 5,9% no 2º trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018. A receita passou de R$ 40,734 bilhões para R$ 43,122 bilhões. No semestre, o aumento foi de 6,4% (R$ 79,496 bilhões para R$ 84,586 bilhões). Já a receita acumulada nos últimos 12 meses teve um crescimento de 6,9%, passando de R$ 168,360 bilhões para R$ 179,933 bilhões. É o que mostra a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, desenvolvida pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Este desempenho foi alavancado pela abertura de novas unidades, ações de ajuste, eficiência operacional e inovação que as redes vêm implementando nos últimos anos e aderência de franquias de serviços. O crescimento moderado reflete também uma baixa inflação, demanda desaquecida e confiança oscilante por parte de empresários e consumidores, em grande parte relacionada à elevada taxa de desemprego e incertezas no período em relação ao andamento das reformas e outras medidas macroeconômicas.

“O segundo trimestre foi um período de muita expectativa e do início da revisão de algumas projeções para o ano. Com isso, os investidores e consumidores ficaram mais cautelosos, aguardando algumas definições importantes, como a aprovação da reforma da Previdência. De qualquer forma, os dados mostram que o setor de franquias manteve sua trajetória gradativa de crescimento, grande parte em virtude dos seus fundamentos básicos, como trabalho em rede, ganhos em escala, marcas consolidadas, treinamento contínuo, dentre outros fatores”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

O movimento de abertura e fechamento de lojas na comparação entre os meses de abril a junho deste e do ano passado teve um saldo positivo de 2,1%, com 4,3% operações abertas e 2,2% fechadas. No 2º trimestre, o volume de unidades de franquia em operação no País chegou a 159.656. Para Marcelo Maia, diretor executivo da ABF, “essa taxa de expansão é fruto do aumento da confiança empresarial com a definição eleitoral, que ocorreu principalmente no último trimestre de 2018 e no primeiro de 2019. São contratos celebrados no período que entraram em operação no segundo trimestre e impactaram positivamente o desempenho do setor”.

A disposição em investir pode ser observada também na 28ª ABF Franchising Expo, realizada em São Paulo no mês de junho. Considerada um termômetro do mercado, a maior feira de franquias do mundo em visitação registrou um público recorde, de 66.200 pessoas em seus quatro dias. “Vimos mais uma vez na feira da ABF uma demonstração do elevado interesse do público visitante por empreender por meio do franchising. Podemos conferir de perto também os avanços das redes em seu processo de digitalização, com iniciativas em termos de gestão, mas também em termos de produtos, serviços e modelos de negócio”, comenta André Friedheim.

Outro importante termômetro do setor será a 13ª Expo Franchising ABF Rio, que será realizada de 12 a 14 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Reconhecida como uma das mais importantes feiras de franquias da América Latina, a Expo ABF Rio trará cerca de 200 marcas expositoras dos mais diversos segmentos e novidades para o público visitante.

Geração de empregos

O setor de franquias continua a gerar novos postos de trabalho. De acordo com a pesquisa, no segundo trimestre houve um aumento de 10% no número de empregos diretos do franchising frente ao mesmo período de 2018. O total de trabalhadores registrados subiu de 1.224.987 para 1.348.235. Para o presidente da ABF, “a principal razão para a alta das contratações deriva do reaquecimento da expansão das redes de franquias pelo País no período”. As novas formas de contratação da reforma trabalhista, implementada em 2017, são outro fator importante.

“Temos observado o esforço do governo e do Congresso para aprovar a reforma da Previdência. Se confirmadas essa e as demais reformas e medidas econômicas como a redução da burocracia, creio que será dado um novo impulso para a economia, o Brasil voltará a crescer a taxas mais elevadas e o franchising poderá contribuir mais, como já o fez em anos passados”, completa o presidente da ABF.

Segmentos

Todos os 11 segmentos elencados pela ABF registraram variação positiva no segundo trimestre frente ao mesmo período de 2018. A pesquisa indicou que o segmento com maior crescimento entre abril e junho foi Serviços e Outros Negócios, com alta de 8,9%. Contribuíram para esse avanço o aumento da demanda por serviços administrativos e processos de automatização, a atuação de fintechs e de fornecedores da cadeia de meios de pagamento e crédito.

Serviços Educacionais registrou o segundo maior crescimento, com 8,7%. Os investimentos das marcas do segmento em novos modelos embasam esse desempenho. De acordo com o estudo Diagnóstico Setorial de Educação 2019, recentemente divulgado pela ABF, as redes de educação investiram na oferta de cursos híbridos (parte das aulas presenciais e parte online), bilíngues, in school (aulas em estabelecimentos de ensino parceiros), em período integral e home-based (unidades sem ponto comercial, atuando na casa do franqueado ou na do aluno). Além disso, o aumento da confiança do consumidor no 1º trimestre alavancou investimentos de longo prazo e o período de renovação de matrículas também são fatores que explicam esse crescimento.

O terceiro melhor desempenho foi registrado em Comunicação, Informática e Eletrônicos, com 8,5%. O segmento cresceu no período, alavancado especialmente pelos reparos de aparelhos eletrônicos e venda de acessórios. Saúde, Beleza e Bem-Estar ficou em quarto lugar (6,6%), em virtude do bom desempenho das redes de odontologia, saúde e farmácias no período pesquisado. O segmento Casa e Construção (6,0 %) ficou em quinto lugar, favorecido especialmente por reformas.

Ao observarmos o desempenho dos segmentos no 1º semestre de 2019, Serviços e Outros Negócios lidera, com 9,3%, seguido de Casa e Construção e Comunicação, Informática e Eletrônicos, ambos com 9,1% de crescimento da receita no período. Serviços Educacionais ficou em terceiro lugar (8,4%) e Serviços Automotivos em quarto (8,2%).

Expansão pelo País

A pesquisa da ABF indica também que o movimento das franquias para além do eixo Rio/São Paulo mantém sua trajetória. Tanto em termos de faturamento, como de unidades, nota-se um aumento da participação das Regiões Sul (9,7% para 10,3% em faturamento), Nordeste (13,6% para 13,9%) e Centro Oeste (8,4% para 8,6%) no total do mercado. Em relação aos Estados, os que mais ganharam participação foram Santa Catarina (4% para 4,5% em faturamento), Mato Grosso (1,9% para 2,1%) e Minas Gerais (7,7% para 7,9%). Confira a seguir nos gráficos.

“As redes continuam a cultivar sua estratégia de buscar novos mercados e consumidores, aumentando sua capilaridade. O Brasil é um País muito grande, com várias ilhas de prosperidade nem sempre tão conhecidas. Esses mercados, de forma geral, apresentam menos concorrência, custos menores e um consumidor ávido por grandes marcas, sendo uma ótima oportunidade para o setor”, observa o diretor executivo da ABF Marcelo Maia.

Projeções

Frente ao cenário macroeconômico e do desempenho do setor nos primeiros trimestres, a ABF revisa a projeção de crescimento do franchising para 2019 para 7% em faturamento. As projeções para Número de Redes (1%), Unidades (5%) e Empregos (5%) estão mantidas.

Metodologia

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente aos meses de abril a junho, que encerra o balanço do 1º semestre de 2019, envolveu uma base amostral com redes respondentes que representam cerca de 27% das unidades e 31% do faturamento total do setor. Abrangendo o mercado como um todo, inclusive não associados, os números do desempenho do setor de franchising são apurados em pesquisa por amostragem, cruzados com levantamentos feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias, órgãos de governo, instituições parceiras e de ensino. Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos governamentais de diversas esferas, entidades internacionais do franchising, como World Franchise Council (WFC), Federação Ibero-americana de Franquias (FIAF) e instituições financeiras.

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