Comércio eletrônico cresce, mas logística ainda é entrave

As vendas online cresceram 15,7% no primeiro semestre deste ano

Apenas na região metropolitana de São Paulo – maior mercado consumidor do País –, as vendas online cresceram 15,7% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2010. No mesmo intervalo de meses, as lojas físicas de todo o varejo da mesma região apresentaram alta bem mais modesta: 0,7%.

No entanto, é comum entre as empresas com operação de e-commerce queixas a respeito de problemas com as transportadoras, encarregadas de levar os itens adquiridos até a casa dos clientes. Segundo varejistas, essas empresas de transporte não têm conseguido acompanhar o crescimento do comércio eletrônico.

Para o Grupo Pão de Açúcar, uma alternativa para solucionar o problema seria a criação de uma linha de crédito no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para que as transportadoras invistam na expansão de sua capacidade.

Porém, para Maria Fernanda Hijjar, diretora de mercado do Illos (Instituto de Logística e Suply Chain), o comércio também é responsável. “O gargalo da logística não é um problema só das transportadoras. O varejista precisa realizar uma previsão correta de entregas e fechar com antecedência um contrato com as empresas de transporte, o que nem sempre acontece”, afirma.

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