Comida mexicana rápida e irreverente é nova aposta de aceleradora de franquias

Comida rápida, com sabor e frescor do Tex-Mex original – fusão entre a culinária americana do Texas e a mexicana. Essa é a proposta do GUA.CO, restaurante fundado por quatro amigos em Campinas (SP), e o mais novo investimento da SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, maior aceleradora do segmento no país. Com a entrada da holding, o GUA.CO passa de uma unidade – testada durante um ano – para uma rede de franquias com o objetivo de chegar a 150 unidades nos próximos cinco anos, inicialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. “E com potencial para crescer ainda mais”, afirma José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO.

Faturando R$ 200 mil ao mês, o GUA.CO chamou a atenção da holding pela oportunidade que representa. “O restaurante foi pensado para ser um ambiente acolhedor, que proporciona bem-estar mesmo para uma refeição rápida, além de ter um atendimento cuidadoso. Já o cardápio foi desenvolvido para oferecer ingredientes de qualidade e também com opções veganas e vegetarianas. Reunindo tantas qualidades, vamos replicar esse modelo Brasil afora, oferecendo refeições saudáveis, deliciosas e em um ambiente tranquilo”, ressalta Semenzato.

Começo da jornada

Após uma temporada nos Estado Unidos, os amigos Gabriel Slenes, Tomás Lima e Matheus Fattori sentiam falta da comida Tex-Mex e não encontravam similaridades nos restaurantes brasileiros. Partindo da ideia de que pressa não é motivo para comer junk food, eles idealizaram um restaurante que trouxesse comida autêntica, fresca, com rapidez e praticidade, assim como em terras norte-americanas. Uma inspiração nesse processo foi a rede americana Chipotle, considerada referência no assunto.

O trio fazia burritos em casa, nos finais de semana, para testar as melhores combinações de sabores, até chegar à base das receitas que utilizam até hoje. Posteriormente, o amigo Philip Martin se uniu ao grupo, para cuidar da área de design da empresa. Com o time completo, os sócios começaram a organizar eventos para amigos e conhecidos para testar as receitas e a linha de produção do restaurante, que foi inaugurado em Campinas, em setembro de 2016. “Neste período, nós conseguimos aprender muito com testes, erros e acertos sobre as receitas e sobre como seria nossa linha de produção. Sem essa etapa, não estaríamos preparados para abrir o restaurante e atender o público como estávamos quando abrimos as portas um ano atrás”, afirma Slenes.

Com um cardápio composto por burritos, tacos, saladas e bowls (burrito servido na tigela, sem a tortilha), o GUA.CO usa receitas mexicanas originais e conta com opções veganas, como proteína de soja com abóbora e banana da terra com pimenta jalapeño, além das tradicionais carnes bovina, suína e de frango. “Muitas vezes são feitas adaptações na hora de trazer uma comida típica de outro país, mas nós já havíamos analisado o mercado americano e percebemos que as receitas dariam certo aqui também, uma vez que a base da culinária são elementos muito comuns a nós – arroz, feijão, carne”, explica Lima.

Foco nos detalhes e planos de expansão

A atenção aos detalhes é marca registrada da rede. A guacamole, por exemplo, iguaria típica que inspirou o nome do restaurante, é feita com avocado (abacate mexicano), cujo amadurecimento é monitorado no próprio restaurante, para que a fruta seja usada no ponto ideal. Fora da cozinha, o cuidado se estende para o ambiente, a seleção das músicas, o contato direto com os clientes nas redes sociais e o marketing divertido.

“Buscamos franqueados que sejam apaixonados pela área de alimentação. Desenvolvemos um negócio enxuto, com design eficiente e minimalista e investimento de R$ 500 mil, já com taxa de franquia, capital de giro e instalação”, explica Semenzato.

“Para nós, o apoio de um grupo com a experiência e o respaldo da SMZTO é essencial para podermos levar aquilo em que acreditamos para cada vez mais lugares. Essa parceria vai nos proporcionar solidez e, ao mesmo tempo, a possibilidade demanter intacta a essência do GUA.CO”, afirma Fattori.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn