Como a Covid-19 tem tornado o serviço de cloud ainda mais relevante

Um dos principais ativos que uma empresa possui são os dados e informações relevantes dos clientes. Sem um gerenciamento abrangente da nuvem, qualquer empresa fica suscetível a ameaças de segurança, perda de dados e tempo de inatividade oneroso. E, em tempos de pandemia da Covid-19, as empresas precisam estar atentas à segurança destas informações na nuvem de uma maneira ainda mais minuciosa, enxergando a opção de gerenciar os seus dados em nuvem, o que pode ser feito de forma remota e segura.

Independentemente de você ter um ambiente de nuvem pública, híbrido ou multicloud, o cloud gerenciado garante alta performance. É preciso ter atenção ao parceiro que vai contratar para fazer toda a gestão, sustentação e monitoramento do servidor. Assim, a equipe de TI da sua empresa pode focar os esforços no desenvolvimento e nas melhorias de outras aplicações. Diante disso, entendemos que o uso da nuvem é essencial para a acessibilidade, principalmente nas condições atuais e medidas que incentivam o acesso à informações de forma online, como estamos acompanhando diante dos efeitos do coronavírus na sociedade. Em casos da necessidade de acessar estes dados, enxergarmos a grande relevância do cloud computing, se comparado a um data center tradicional. Diferenciais como segurança, gestão de serviços, inovação e flexibilidade são os mais importantes e o custo, que, aliado à flexibilidade, possibilita que conforme for utilizando o serviço em nuvem, o pagamento do serviço venha de forma subsequente.

No Data Center tradicional, esta opção vem carregada de licenças de software, consumo de energia, servidores, manutenção, entre outros custos que são embutidos nos valores finais com um servidor dedicado. Um exemplo dos efeitos do Coronavírus no universo dos dados com este centro de processamento de dados tradicional, é na Itália, um dos países que mais sofrem com a pandemia da Covid-19. Para manter as suas operações e negócios funcionando, colaboradores da empresa de gestão em TI, estão ficando dentro dos datacenters e já contam com a possibilidade de se manterem em quarentena por lá, já com alimentos e remédios, a fim de garantir a segurança destes dados e o funcionamento em tempo real.

O DC fica instalado em Milão e vem sofrendo os efeitos em sua infraestrutura digital. Como estes centros de processamentos de dados precisam continuar funcionando durante a crise para manter a cidade online, os funcionários precisam estar à disposição para garantir o funcionando dos dados. Os riscos de contaminação existem, e, por isso, os funcionários mantêm uma distância segura um do outro enquanto trabalham. Observamos que este caso comprova a relevância do serviço de cloud computing. Pois, garantir que todos os dados estão devidamente protegidos, é um aspecto fundamental na escolha para o sucesso da operação.

Mas afinal, quais são os benefícios do cloud gerenciado? Certamente a flexibilização da infraestrutura é um deles e a redução de custos. Dependendo da necessidade do cliente, é possível expandir ou reduzir a infraestrutura de cloud gerenciada. A contratação de um departamento de TI em tempo integral é dispendiosa. Cloud computing é um tipo de serviço bastante flexível, que oferece servidores online, em diferentes equipamentos, de forma virtual, transparente e automática, além de contar com a opção de reduzir ou aumentar o seu tamanho. Ou seja, muitas plataformas, como AWS e Google Cloud , oferecem a opção e pagamento do plano conforme o uso. Então, isso permite que sua empresa direcione mais investimentos em prol do crescimento das operações e da inovação de produtos. Por isso, essa tecnologia dá suporte técnico para automatizar, otimizar e aprimorar suas operações comerciais.

*Daniel Reck é profissional de TI com mais de 21 anos de experiência em grandes empresas como EDS, HP, Unisys e Cielo. Possui grande experiência em vendas consultivas e em projeto complexos, atuando na área comercial desde 2010 com foco em auxiliar as empresas na transformação dos negócios.

 

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