Como conciliar a maternidade com a carreira

Por Camila Shimad, Head de People na Dock*

Essa poderia ser a pergunta do século 21: como equilibrar os pratos da maternidade e da carreira? A verdade, a meu ver, é que não há uma resposta pronta nem uma resposta certa. Se um dia alguém disser que descobriu uma fórmula perfeita para esse desafio, desconfie. Ela não existe. O que existe são tentativas, erros e ajustes. Antes de tudo, no entanto, uma constatação: nem sempre tudo estará no lugar. E está tudo bem assim.

Ainda que não haja um caminho certo, há alternativas. Com o tempo, aprendi que é importante dosar a quantidade de energia que dedico aos meus filhos e ao meu trabalho na Dock. Em alguns momentos, são Joaquim e Lígia quem mais vão me demandar tempo e atenção; em outros, são minha equipe e minhas tarefas no time de People.

Para que esse intercâmbio dê certo, existe muito planejamento: eu e meu marido compartilhamos nossas agendas de trabalho, as tarefas escolares e outras atividades das crianças e nos revezamos em um caos organizado. A ajuda dele e, em tempos mais seguros, dos avós, da escola ou de babás, ajudam a manter o foco no trabalho quando é ele que mais exige.

Imprevistos acontecem, é claro. E, por isso, a transparência com meu líder e meu time é essencial. Eles estão integrados, de certa forma, à rede de apoio da maternidade. Conversas francas ajudam a repriorizar tarefas e delegar atividades. Saber que posso confiar em minha equipe para conduzir certos temas em minha ausência também dá tranquilidade. Estar em um ambiente que propicia essa abertura é fundamental para que a minha organização como mãe funcione.

Por fim, além da infraestrutura, lembrar constantemente da vulnerabilidade ajuda a diminuir as cobranças no âmbito da maternidade e da carreira. Internalizar a ideia de que está tudo bem ser frágil e que a perfeição das redes sociais é meramente ilustrativa é uma maneira de não idealizar o inatingível. Aceitar que vamos falhar, mais de uma vez, faz parte do jogo. O que importa é entender que é assim que funciona a vida real e que, ainda que os caminhos não sejam sempre fáceis e seguros, eles são possíveis e recompensadores.

*Camila Shimada é formada em Ciências Contábeis pela USP e Administração de Empresas pela PUC-Campinas. Realizou uma pós-graduação em Psicologia Positiva, Bem-Estar e Autorrealização na PUC-RS e um Master em Marketing e Gerenciamento de Projetos na ESPM. Possui 14 anos de experiência profissional, sempre dedicados à gestão de projetos nas mais diversas áreas como contabilidade, financeiro, comercial, produtos, marketing e recursos humanos. Passou por empresas de diferentes mercados e segmentos como PwC, ABInBev, Walmart, Sodexo Benefícios. Atualmente, é Head de People da Dock, startup de tecnologia para serviços financeiros.

Facebook
Twitter
LinkedIn