Como criar sua marca pessoal em meio à pandemia

Afinal, você sabe tornar a si mesmo uma marca de sucesso? Mesmo não sabendo lidar com o assunto, sua marca pessoal existe e precisa ser lapidada. A personal branding Érika Gonsales ganhou destaque após trabalhar como executiva nas empresas Nestlé, Sadia e Unilever e atualmente é autoridade no segmento.

“Trabalhamos com o ativo que temos (tangíveis ou intangíveis), com a nossa experiência até o momento, com a nossa história, visão de mundo, jeito de fazer, valores, mas além desses pontos trazidos da nossa identidade, há também aqueles que geram expectativa nas pessoas e que geralmente formam a nossa imagem perante elas, são eles: promessa, proposta de valor, diferencial, linguagem, tom de voz, aparência, comunicação, ambientes que freqüentamos e com quem nos conectamos”, destaca Gonsales.

O profissional de branding faz o processo de gestão da sua própria marca e da sua imagem. É você descobrir o que te torna único para criar relevância e ser lembrado pelo o que você tem de melhor a oferecer, construindo uma figura de destaque. Dentre os diversos pontos nesse processo, ele te ajuda a identificar a sua situação atual, estabelecer um novo olhar para se posicionar (rebranding/ realinhamento de marca), mudar da sua posição atual para uma melhor, diferenciar sua marca pessoal para torná-la única, trabalhar sua visibilidade para criar mais valor para a sua imagem e traçar um plano estratégico alinhado com seus objetivos.

No cenário atual em que vivemos, em meio a uma pandemia mundial, é preciso fazer um mergulho no autoconhecimento, ou seja, entender o que lhe trouxe até aqui, sua história e trajetória, suas experiências, seus conhecimentos, seus talentos para começar entender a razão de fazer o que realmente gostaria de fazer. Descobrir a motivação, o que te preenche, o que te faz feliz e o que você tem paixão por fazer. Com isso, mesmo na crise, é possível focar todos os esforços em algo que você realmente acredita e que tem know how para desenvolver. Em um terreno fértil e com clareza do que é capaz de fazer e entregar, fica bem mais fácil de alocar recursos e esforços, além de contar com a criatividade para fazer da sua marca pessoal um sucesso.

Érika Gonsales listou cinco passos para ter uma marca pessoal impactante:

1-     Tenha clareza – definir o seu conceito único (algo que é o melhor, algo que tenha paixão e algo que as pessoas necessitem e pagariam por isso) e possuir um posicionamento claro (como você deseja ser lembrado? Qual espaço você deseja ocupar na cabeça e coração das pessoas?)

2-     Tenha consistência – não adianta fazer isso uma vez ou outra. É preciso comunicar sempre, estar sempre presente na vida do seu público de maneira genuína, ou seja, facilitando a vida dele. Na prática, é preciso escolher um canal para se comunicar e focar nele. Fazer conteúdo todos os dias no canal de comunicação escolhido, de forma gratuita. Aparecer sempre com conteúdo relevante. Afinal, quem é visto, é lembrado.

3-     Não atire para todos os lados – jamais inicie sua comunicação sobre o que pode ser útil para as pessoas sem ter estratégia, sem saber onde deseja chegar e o que quer alcançar. Oferecer tudo o que tem ou tudo o que sabe sem pensar em como esse “pacote” pode facilitar a vida do outro pode não alavancar sua marca pessoal. É preciso entender o que tem de melhor, estudar o mercado e traçar uma estratégia para alcançar as pessoas da maneira correta. Sem direção, perde-se tempo, desgasta a comunicação e os recursos disponíveis (tempo e dinheiro) e perde-se a confiança. Marca pessoal é sobre reputação. Cuide bem dela.

4-     Faça networking  o networking conecta você com as pessoas certas e constrói um relacionamento de longo prazo. Se você souber o que oferecer e tiver claro o que precisa, em uma relação de verdadeira troca, essa conexão com pessoas te auxilia no seu posicionamento cada vez mais claro e em excelente reputação. Tudo fica claro e por isso, as relações tendem a ser mais transparentes e duradouras.

5-     Planejamento – toda mudança de carreira sem planejamento prévio é arriscado. Em uma pandemia é ainda mais. Toda mudança deve ter um planejamento claro – qual o caminho a seguir, quanto precisa investir em recursos, sendo eles quais forem e quanto tempo consegue sustentar a curva de aprendizado da nova carreira. Todo começo não é fácil, existirá erros, acertos, aprendizados, não pode tornar toda mudança um conto de fadas, mas com planejamento, fica bem mais fácil de enfrentar os possíveis cenários.

“Em uma crise é preciso dar sempre um passo para traz e repensar o que levou voc~e a tomar essa decisão.Tudo começa no autoconhecimento. Mas aliado a isso, temos que agregar os aprendizados que toda crise nos oferece. Toda crise é uma oportunidade para repensar e explorar novos caminhos. É um convite à inovação. Faz-nos sair da zona de conforto e explorar novos caminhos usando os recursos que temos disponíveis no momento”, finaliza Érika.

Sobre Érika Gonsales

Graduada pela ESPM em administração com ênfase em marketing, especialização em CRM (customer relationship management), pós graduada em Gestão de Negócios de Marketing, estrategista em personal branding pela FAAP. Ex-executiva da Nestlé, Unilever, Sadia, Hypermarcas e Coty.

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