Como gerar um bom networking trabalhando em casa?

Network (rede de relacionamentos que construímos ao longo da caminhada profissional ou pessoal) é hoje um ativo intangível que todos devem cultivar. Na condição de freelancer (ou profissional autônomo), estabelecer contatos requer habilidades interpessoais; disponibilidade e iniciativa para investir nas relações; habilidades para identificar pessoas e canais que possam auxiliar no estabelecimento sólido desta rede; entre outras características.

Como criar uma rede de relacionamento se não estou empregado numa companhia?

Sabemos que em qualquer condição de trabalho, seja como funcionário, profissional autônomo, empresário ou freelancer, o mercado hoje exige uma série de competências e, estabelecer e manter uma rede de relacionamento é uma delas.

Se você trabalha em casa (home office), o contato pessoal é menos constante, fazendo com que seus relacionamentos profissionais fiquem restritos ao virtual (redes sociais, e-mail, Skype, Whatsapp, etc). O convívio com o mundo real é de fundamental importância para fortalecer sua rede, portanto, procure mudar este cenário, expandindo seu convívio com os colegas e parceiros que você mais se identifica. Promova encontros em palestras ouworkshops que sejam de interesse comum, convide-os para cafés, almoços, happy hours, procure frequentar feiras e eventos que possibilitem encontros com colegas e, que, oportunizem conhecer novas pessoas. Os encontros fortalecem o vínculo e a parceria com sua rede de relações profissionais, principalmente se você não está tão exposto ao mercado quanto alguém que já trabalha em uma empresa.

Como fazer relacionamentos estratégicos?

Vivemos no mundo da interconexão, em uma grande teia global, onde um contato te leva a outros. Faça uma análise das suas conexões e verifique quais as pessoas da sua rede estão mais próximas, ou, diretamente conectada aos seus objetivos, e quais parcerias estratégicas você pode estabelecer na busca desses objetivos. Outro ponto importante a ser observado é sua postura. Se você quer proximidade e ganho de confiança, tenha especial atenção com a forma como se comunica, com o seu repertório e a mensagem que passa, pois estes relacionamentos também devem ser cultivados com sinceridade, demonstrando verdadeiro interesse pelas pessoas. Desta forma, você pode adquirir a confiança do outro e a abertura para mostrar as competências que você também tem a oferecer.

Quando se conquista alguém espontaneamente, potencializa-se a chance de ser lembrado e de ser indicado pelas pessoas certas para os trabalhos certos. Neste aspecto, vale observar alguns cuidados na forma de se relacionar. Seja autêntico, natural, interessado, busque passar segurança; evite a superficialidade e jamais use estratégias premeditadas, com foco apenas nos possíveis ganhos que você pode ter com determinadas pessoas.

O contato favorece a troca de aprendizado, pois podemos ensinar e aprender, e esse câmbio propicia a construção de vínculos verdadeiros. Cultivando a sua rede com naturalidade, descontração e confiança, as trocas vão acontecendo naturalmente, e os frutos serão colhidos a partir destas relações. São resultados da confiança mútua construída com o aprofundamento dessas relações, e não o seu objetivo principal. Networking é compartilhamento, troca de informações e conhecimentos, apoio e orientação, ou seja, uma via de mão dupla.

Cássia Corsatto é Coaching Executiva e Empresarial, formada pela Abracem (Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial).

Facebook
Twitter
LinkedIn