Aprendi com meus próprios erros e hoje ensino outras pessoas a empreender

por Wendel Domus*

O empreendedorismo sempre correu em minhas veias, embora minha trajetória de trabalho tenha começado há 24 anos, quando, aos 18 anos, passei em um concurso da Polícia Militar sendo o mais novo da história na época. Optei pela função de bombeiro.

Estudei segurança pública, fiz uma extensão em Comunicação Social e resolvei abrir minha própria empresa de segurança no mesmo ano no qual me formei. Depois de vendê-la, abri uma agência de publicidade em Campinas – hoje ela é a maior do segmento em atividade no interior paulista. Mas a vendi para outros investidores e rumei por outros caminhos.

Com meu perfil curioso e aventureiro para os negócios, tornei-me aos poucos um verdadeiro colecionador de empresas e pioneirismos: montei 29 empresas do zero. Em meio às iniciativas, movido por meu sangue sempre ávido em ser pioneiro e por minha capacidade inventiva, tornei-me um workaholic e passei a enfrentar problemas em minha vida pessoal por falta de equilíbrio entre trabalho, família e lazer. Foi quando eu colapsei e tive a grande virada de chave.

Passei por problemas de saúde que me levaram quase até a morte: tive úlcera hemorrágica, cheguei ao hospital inconsciente, submeti-me a duas cirurgias. A partir daquele momento, decidi que se eu me salvasse, iria reconectar-me comigo mesmo – e foram oito anos para que eu pudesse me recuperar e retornar ao mundo do empreendedorismo, respeitando meus limites.

Depois de superar esta fase difícil, na qual quebrei e me recuperei, embarquei em novos negócios diferentes – o que foi possível graças à minha característica multidisciplinar.

Entre as novas empreitadas decidi focar em oportunidades de Oceano Azul (sem concorrência): abri uma empresa de mídia indoor (novidade naquela época), outra de infoprodutos digitais ativadores e uma consultoria na área educacional, na qual desenvolvi um método próprio para ajudar empreendedores que não conseguiam atingir seus objetivos ou estavam indo para o mesmo “precipício” que quase me levou à morte. Todas foram um verdadeiro sucesso.

Resolvi que ia me dedicar a ajudar pessoas a vencerem também. Hoje, atuo com mentoria e palestras em outras empresas com foco em alavancagem emocional. Depois de anos de pesquisas, desenvolvi uma nova prática profissional no ramo consultivo que trouxe resultados efetivos a centenas de empresários. Eu intitulei essa nova “profissão” de “propulsor sapiens” que tem como base a neurociência e a física quântica em sua formação, além de conhecimentos ancestrais comprovados cientificamente.

Atualmente, estou envolvido com um dos negócios mais inovadores e promissores do universo fitness: a E-shape, principal academia eletrônica do mundo. Trata-se de uma filosofia de vida somada à tecnologia que traz soluções para emagrecer, ganhar massa muscular, longevidade e condicionamento para o corpo e mente em tempos recordes. Um dos meus sócios é o ator Oscar Magrini, que é educador físico e já teve uma academia física em Santos (SP). Ele se encantou pelo inovador e exclusivo o sistema Eletroshape e, principalmente, pela parte social que vem ao encontro de seus princípios e valores.

Em minha função de CEO, minha missão é levar qualidade de vida e autonomia às pessoas, tornando os seres humanos cada vez mais independentes em sua capacidade física e mental. Com este negócio, realizo dois sonhos de uma única vez: melhorar a vida das pessoas e manter vivo meu sangue de empreendedor, garantindo mais flexibilidade para que eu possa também ministrar minhas palestras, que são minha maior paixão.

*Wendel Domus é sócio da E-Shape

Facebook
Twitter
LinkedIn