Como reduzir os custos das empresas

Conseguir gerir as finanças da empresa e contribuir para o crescimento sustentável é uma das principais habilidades de um gestor. Seja para conseguir se manter durante um período de crise ou para investir em melhorias em infraestrutura ou na capacitação contínua dos funcionários.

O primeiro passo é entender a diferença entre custos e despesas, que são conceitos distintos. Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University, explica que “custos se refere a entrega de seus bens e produtos finais. Já a despesa, se dá a gastos necessários para o bom funcionamento da empresa, como, por exemplo, salários e marketing”.

Mas, como reduzir os cursos sem prejudicar o desenvolvimento do negócio?

Avalie o regime tributário

Com a ajuda de um contador ou uma consultoria contábil, o empreendedor pode verificar qual tributação é mais adequada ao volume da empresa, já que cada uma tem deduções e alíquotas próprias.

Negocie com fornecedores

Ter mais de um parceiro é interessante para evitar imprevistos e contratempos. Além de ajudar na negociação.

Invista em medidas sustentáveis

Troca de copos descartáveis por canecas personalizadas, de lâmpadas por LED e colocar sensores de presença nos banheiros e corredores, são alguns dos exemplos, que ajudam na redução dos gastos.

Automatize processos

Trabalhar a tecnologia aliada ao negócio, permite a otimização de processos, diminuição de retrabalhos e equipes focadas em atividades estratégicas.

“Reduzir custos é importante para manter o crescimento saudável do negócio, além de ser essencial em períodos de crise e recessão. Portanto, estar atento à produtividade das equipes e investir em tecnologia e infraestrutura são alguns dos passos que contribuirão para alavancar os negócios”, finaliza Lira.

Sobre HSM University

A HSM University oferece cursos de especialização a distância em gestão, desenvolvidos a partir de histórias de sucessos dos maiores executivos e empreendedores globais. Cursos livres e de pós-graduação voltados ao aprimoramento das competências mais requisitadas pelo mercado de trabalho e constituídos por módulos de treinamento de habilidades que farão a diferença ao colocar em prática conceito e ferramentas extraídos dos grandes pensadores da gestão do país e do mundo.

Facebook
Twitter
LinkedIn