Como será nossa vida depois da pandemia?

A crise mundial provocada pelo coronavírus terá um impacto prolongado sobre o comportamento das pessoas. Não é exagero dizer que este é um momento que está gerando mudanças permanentes na forma como nos relacionamos, consumimos, trabalhamos e fazemos negócios. Mas esta não é a primeira crise que vivemos, nem a última. Especialmente no Brasil.

Olhando para os últimos 20 anos, passamos por várias crises econômicas (crash da Nasdaq e 11 de Setembro em 2001, crise do subprime em 2008, recessão no Brasil em 2015/2016) e passamos a usar tecnologias que nem sonhávamos. Para ficar em apenas um exemplo, o iPhone existe há pouco mais de 10 anos apenas, e é difícil imaginar um mundo sem smartphones.

Por isso, não deveríamos nos perguntar se vamos sair da crise atual, porque vamos. A questão é: o que muda agora?

 O mundo por agendamento

O mundo pós-pandemia vai ser um mundo de agendamentos. No mínimo até encontrarmos uma vacina, e provavelmente até mesmo depois disso, a vida humana será uma vida agendada, programada. Isso já está acontecendo: na Itália, por exemplo, as pessoas estão precisando agendar a ida à academia, aos salões de beleza e até mesmo à praia, para evitar aglomerações.

Para o brasileiro, que não tem o costume de, por exemplo, fazer reservas em restaurantes, esta será uma mudança cultural grande, mas inevitável.

Use a tecnologia para aproximar

Começamos a sentir os efeitos da crise em abril, já que no fim de março as clínicas odontológicas tiveram de fechar as portas. Tivemos, então, uma queda de 45% no nosso faturamento e precisamos tomar uma série de medidas para reequilibrar o negócio. Depois de 30 dias, houve a liberação parcial das atividades, com a permissão do atendimento emergencial. As clínicas começaram a reabrir, mas tinham dificuldade em agendar consultas. Vimos que era importante criar um canal de comunicação entre os pacientes e as clínicas.

Foi quando aceleramos o desenvolvimento de um novo recurso de videochamada em nosso aplicativo de consultas. O app cria um canal de atendimento pessoal, aproximando o paciente do dentista com o uso da tecnologia. Imagine o benefício que esse tipo de recurso traz em cidades como Manaus (AM), que vive uma situação muito delicada por causa do coronavírus, ou no interior do país, em que nem sempre é possível acessar um dentista em uma emergência.

Seja ágil para identificar oportunidades

Já vínhamos desenvolvendo o aplicativo como uma forma de melhorar o relacionamento das clínicas com os clientes. Nosso foco estava no agendamento de chamadas, um recurso que normalmente já melhoraria a gestão dos nossos clientes. O fenômeno das lives nas redes sociais mostrou que o uso de vídeo será cada vez mais importante na comunicação e vimos que seria mais uma forma de melhorar o atendimento nesses tempos de isolamento social. Então incorporamos o recurso de videoconferência.

A tecnologia também pode ajudar a coletar o feedback dos pacientes. Por isso, o aplicativo permite que a clínica faça pesquisas de opinião, perguntando por exemplo sobre o atendimento ou avaliando a receptividade a novos serviços.

 Colaboração em alta

Esta crise pode mudar a forma de fazer negócios em um outro aspecto: sermos mais colaborativos. Quando todos precisam se ajudar para ultrapassar um momento difícil, isso cria vínculos sólidos e relacionamentos mais relevantes.

Durante a pandemia, todos estão precisando acelerar sua digitalização. Embora o setor odontológico seja digital “da porta para dentro”, com sistemas de gestão, a maioria das clínicas não tinha ainda pensado em como se expor digitalmente: 65% de nossos clientes não tinham um website, por exemplo. Agora ficou claro que uma presença digital mais forte será importante para alcançar novos clientes.

Por isso, desenvolvemos uma parceria com uma empresa israelense de tecnologia para oferecer aos nossos clientes uma plataforma online que permite à clínica construir seu site em minutos, já integrado a uma ferramenta de agendamentos. Com isso, o paciente pode não só encontrar a clínica desejada, mas até mesmo marcar uma consulta rapidamente.

Os recursos que clínicas e clientes estão encontrando para passar melhor por este momento de coronavírus não serão deixados de lado depois da crise. As conveniências de hoje não serão passageiras, elas permanecerão quando tudo isso passar. A digitalização é um caminho sem volta. Cabe a todos nós entender como podemos aproveitar essas oportunidades para gerar mais parcerias e estreitar o relacionamento com o cliente e com todos os nossos parceiros de negócios.

*Sergio Aronis é CEO e fundador da Dentalis, empresa de softwares para clínicas odontológicas líder do mercado brasileiro.

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