Como varejistas podem alavancar negócios através das experiências de compra

No mercado de consumo, nunca se falou tanto sobre novas técnicas de fidelização voltadas para o cliente. O conceito de ‘experiência de compra’, por exemplo, está em alta e tem feito com que empresários de segmentos diversos criem boas impressões e invistam na criação de percepções positivas ao consumidor.

Arquitetura, interações sensoriais, interação com produtos e serviços, ambiente, aspectos visuais, tudo isso está ligado ao conceito final de experiência de compras. Uma boa relação entre o cliente o consumidor é um dos maiores passos para o consumo positivo no mercado. Embora pareça um conceito simples, o relacionamento vendedor x consumidor integra pontos estratégicos complexos de adaptação. Pesquisas afirmam que um cliente que vive uma má experiência de compra, externa a situação e opinião para cerca de 22 pessoas entre amigos, conhecidos e familiares. Em casos de experiência positiva, o número de pessoas atingidas pela experiência cai para 10.

“No cenário comercial atual cada vez mais competitivo, criar experiências de venda em um negócio se torna um aliado importante para a sobrevivência comercial. Ao buscar a experiência de compra, o varejista busca interagir com o consumidor de maneira a atrair percepções positivas ao negócio”, comenta Quintarelli.

Ainda de acordo com o especialista, para que o empresário varejista consiga oferecer uma positiva experiência de compra não é um processo simples, e deve ser muito bem estudado a partir da identidade de cada negócio. “É fundamental estudar a base consumidora e estimular melhorias de serviço e produtos que vão de acordo com a demanda”, ressalta Quintarelli.

Abaixo, confira algumas dicas do consultor de varejo Marco Quintarelli de como os empresários podem criar uma experiência de compra positiva:

Amplie suas vendas – Crie novas oportunidades de varejo. Com novas ferramentas seu negócio será ampliado, e irá atingir novas camadas populares e novas experiências. Crie consumos diferenciados.

Facilite o ambiente de interação – Estude o negócio e identifique áreas defasadas de interação do consumidor com produtos e serviços.

Inove – Saia do padrão, diferencie-se. Promova o negócio de maneira inovadora e memorável no imaginário do consumidor.

Ambiente – Proporcione um ambiente favorável aos estímulos do cliente. Um comércio com ambiente agradável, personalizado e diferente confere valor de percepção e adesão, o que facilita na boa experiência e compra final.

Crie espaço de opinião – Proporcione um ambiente de acolhimento das opiniões dos clientes. Ao receber opiniões externas o varejo proporciona uma análise aprimorada realista dos pontos fracos e fortes do negócio, o que indica espaço para melhora.

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