Compra e venda de usados evitou emissão de 6 milhões de toneladas de gases de efeito estufa em 2019

O estudo Second Hand Effect, encomendado pela OLX Brasil e que analisa os efeitos positivos do comércio de bens usados, revelou que as transações feitas em 2019, por meio da plataforma, pouparam a emissão de 6 milhões de toneladas de CO2e na atmosfera. O volume representa o mesmo que parar completamente o tráfego de veículos na cidade do Rio de Janeiro por 14 meses ou interromper 5,4 milhões de voos de ida e volta entre a capital fluminense e Nova Iorque, nos EUA.

Essa quantia também pode ser equiparada com a interrupção por um ano de emissão de gases poluentes por cerca de 2,3 milhões de brasileiros ou de mais de 700 mil lares no país. Esses dados comprovam que é possível contribuirmos com um mundo mais sustentável.

Nos últimos meses, desde quando se deu o isolamento social por conta do avanço do coronavírus, o meio ambiente vem apresentando melhora no índice de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, que caiu 17% em escala mundial e 25% no Brasil, segundo estudo publicado na revista Nature Climate Change**. No entanto, cientistas brasileiros acreditam que os números voltarão a piorar após a crise, já que a população retornará à rotina de antes.

“Os recursos do planeta são limitados e é responsabilidade de todos buscar formas de consumo mais sustentáveis e conscientes. Não podemos continuar consumindo do mesmo jeito e com a mesma intensidade por muito mais tempo, pois isso gera um volume excessivo de emissões de gases do efeito estufa. A compra e venda de produtos usados é uma das maneiras para diminuirmos o impacto ambiental de nosso consumo,” diz Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil.

Os dados apresentados pelo estudo do Second Hand Effect são baseados no princípio de que, ao adquirir um item usado ou seminovo, a compra de um produto novo é evitada, e consequentemente, as emissões associadas à sua produção também. Além disso, o item usado vendido não será descartado e as emissões de gases relacionadas à gestão de seus resíduos também serão poupadas.

“Ao prolongar a vida útil de um produto, também prolongamos a vida do planeta. A prática do desapego não só contribui com o meio ambiente, como também possibilita renda extra para quem vende e preço mais acessível para quem compra. Uma simples atitude que traz muitos benefícios para todos”, completa Andries.

Sobre o Second Hand Effect

O levantamento anual foi encomendado pela OLX Brasil, desenvolvido em colaboração entre a Schibsted e a Adevinta, e executado pelo IVL Swedish Environmental Research Institute. O estudo leva em consideração estatísticas de vendas por meio da OLX Brasil, pesquisas com usuários, informações sobre o consumo de energia da operação da empresa nos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo, o consumo dos servidores e a quantidade de viagens a trabalho de carro e avião realizadas pelos funcionários.

Para realizar o cálculo, foram feitas análises do ciclo de vida dos diferentes itens comercializados na OLX, dos materiais utilizados em suas produções, do processo de manufatura e dos resíduos gerados. Todos esses dados são contabilizados em seus equivalentes em toneladas de dióxido de carbono emitidas na atmosfera.

*CO2 equivalente – É uma medida utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa, baseada no potencial de aquecimento global de cada um, de acordo com a Decisão 17/COP-8.

**Artigo (em inglês) publicado em 19/05/2020 pela NaturClimatChange, que analisou o período entre o início de abril de 2020 e de 2019.

 

Sobre a OLX
No Brasil desde 2010, a OLX tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida. Marketplace com mais de 60 subcategorias e sólida atuação em Autos e Imóveis, a plataforma conta com meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões de vendas por mês – cerca de 50 por minuto.Os acionistas da OLX Brasil são dois dos principais investidores globais em tecnologia: a Prosus (50%), um dos maiores players de marketplace no mundo, – listada na Holanda e majoritariamente controlada pela Naspers Ltda – e Adevinta ASA (50%), um dos maiores marketplaces do mundo,- listada na Noruega e majoritariamente controlada pela Schibsted.

Facebook
Twitter
LinkedIn